PERCEPÇÃO DE GESTORES ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS: O CASO DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DA CIDADE DE BARBALHA - CEARÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 260


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Micaele Rodrigues Feitosa Melo , Cicero Isac Pereira De Oliveira , Mayco Wesley Teles Mauricio , Lahyne Alves Tavares , Francisco Inaldo Sobreira Ferreira , Pedro Anderson Santos Pereira , Ângela Maria De Souza , Cicera Thamyres Ferreira De Luna

ABSTRACT
O papel do RH dentro da empresa tem a grande responsabilidade de preservar a qualidade de vida no ambiente, pois este setor juntamente aos gestores monta estratégias para manter suas equipes comprometidas. O objetivo desta pesquisa é descrever as mudanças ocorridas após a implantação do setor de recursos humanos dentro de uma empresa de pequeno porte da cidade de Barbalha, Ceará. Trata-se de um estudo de caso descritivo, exploratório de abordagem qualitativa realizada durante o mês de janeiro 2020 em uma empresa de pequeno porte do segmento de hortifrútis localizada na cidade de Barbalha/CE realizada através de entrevistas com três gestores sendo um atuante na parte operacional, um do setor administrativo-financeiro e um responsável pelo setor de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal para análise das mudanças ocorridas após a implantação do setor na organização. De acordo com a opinião dos gestores, após a instalação do setor de recursos humanos, ocorreram mudanças significativas dentro da empresa como integração de marketing interno, equipe bem alinhada em metas, elaboração de métodos assertivos, foco direcionando ao trabalho, gestão de tempo e boa comunicação. Motivação é um ponto forte após a implantação do RH, pois é necessário motivar e administrar com pessoas e não administrar as pessoas. Assim, é possível concluir que o RH é um setor fundamental para o crescimento da empresa, pois possibilita um equilíbrio dentro da organização atendendo as necessidades dos seus colaboradores proporcionando também um ambiente agradável entre empresa e trabalhador.
Palavras chaves: Recursos Humanos. Empresas. Mudanças.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cicero Isac Pereira De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

a conclusão do artigo é autoexplicativo, demonstra um bom entendimento por parte dos autores fazendo com que o leitor compreenda o assunto tratado.

Foto do Usuário Rodrigo Monteiro 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante e tem potencial. As afirmações na introdução não possuem base teórica. Não há citações ao longo do texto. O método poderia ganhar mais emasamento científico. Os autores poderiam indicar as bases teóricas para dar rigor científico ao trabalho, potencializando a contribuição do trabalho.

Foto do Usuário Manuelle Cristine Silva 09-02-2021 09:50:35

Alguns parágrafos estão sem os autores, poderia ter usado autores mais atuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.