Extratos etanólicos de Ludwigia spp. suprimem a oviposição da traça-das-crucíferas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 230


Certificado de publicação:
Certificado de Eliana Aparecida Ferreira

Certificado de participação:
Certificado de Eliana Aparecida Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rosilda Mara Mussury , Gisele Silva De Oliveira , Claudemir Antonio Garcia Fioratti , Eliana Aparecida Ferreira , Eduardo Carvalho Faca , Rosicléia Matias Da Silva

ABSTRACT
Compostos extraídos de plantas podem ser incorporados ao Manejo Integrado de Pragas (MIP), podendo ter ação inseticida devido a presença de inúmeros fitoquímicos resultantes do metabolismo secundário das plantas. Os extratos botânicos surgem como uma forma alternativa de controle para espécies pragas que evoluem a resistência a diversas formulações de inseticidas sintéticos, como é o caso do microlepdóptero Plutella xylostella (L.1758) (Lepidoptera: Plutellidae), popularmente conhecido como traça-das-crucíferas, e uma importante praga das brássicas. Sendo assim, objetivou-se investigar os efeitos de extratos etanólicos de Ludwigia (Onagraceae) sobre a oviposição da traça-das-crucíferas. Para o experimento de oviposição com livre escolha, discos de couve foram imersos nos extratos e transferidos para as gaiolas. Em cada gaiola de oviposição foram inseridos três casais de P. xylostella com até 12 horas de idade. Os casais foram mantidos durante quatro dias nas gaiolas de oviposição. O número de ovos e ocorrência de supressão de oviposição foram analisados. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Kruskal-Wallis a 5% de probabilidade. No presente estudo, o número de ovos ovipositados nos discos tratados com extratos de Ludwigia spp. foi reduzido indicando um efeito dissuasor da oviposição. Os extratos etanólicos de Ludwigia spp. provocaram efeito de antixenose sobre adultos de  P. xylostella.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thiago Dias Trindade 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e pertinente. Sugiro que em trabalhos futuros faça a discussão com mais pesquisas para um comparativo mais amplo. Parabéns

Foto do Usuário Natanaelma Silva Da Costa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta mérito para publicação, a partir da proposição de métodos de controle alternativo que podem se somar como estratégias ao MIP para controle do inseto em questão. Dito isso gostaria de perguntar aos autores: Qual desses extratos eles recomendariam para controle de oviposição de Plutella xylostella e se a concentração testada é a mais adequada?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.