Contratação, execução e fiscalização de obras pública pela UFJF no âmbito do REUNI: uma análise sob a ótica dos servidores envolvidos no processo.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 262


Certificado de publicação:
Certificado de Vicente Dos Santos Guilherme Júnior

Certificado de participação:
Certificado de Vicente Dos Santos Guilherme Júnior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vicente Dos Santos Guilherme Júnior , Marcos Tanure Sanábio

ABSTRACT
Entre 2007 e 2017 a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vivenciou um expressivo crescimento em função da implementação de políticas por parte do Governo Federal, destacadamente o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). No caso  específico da UFJF, esse cenário viabilizou um crescimento do número de matrículas da ordem de 87%. Como consequência desse processo, a partir de 2007 a instituição passou por uma significativa expansão física, que resultou na contratação de 114 obras até 2017. Embora o número de obras concluídas seja relativamente elevado, 80% tiveram atrasos e 7,89% não foram concluídas, sendo que algumas sequer chegaram a ser iniciadas.  Diante disso, o presente trabalho busca analisar a contratação, execução e fiscalização de obras da UFJF, sob a ótica dos gestores e servidores diretamente envolvidos no processo. De caráter  qualitativo, essa pesquisa utilizou-se da metodologia de estudo de caso para estabelecer uma análise que confronte a percepção dos  sujeitos, os dados coletados por meio de pesquisa documental e o aparato teórico e normativo correlato.  Constatou-se ao longo do trabalho que alguns elementos impactaram diretamente a viabilização de obras no âmbito da expansão promovida pelo
REUNI.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriano Do R Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

O programa reuni do âmbito das universidades foi excelente , contribuiu para o aumento de vagas de alunos , técnicos e professores .aumentou consideravelmente o número de bolsas de pós graduação e ainda com o bônus do aumento da capacidade construída .o programa foi implantado muito abruptamente , sem tempo para que as universidades se preparassem e se programassem para a utilização vultuosa de recursos . Provavelmente não acontecerá algo parecido nas universidades novamente , que como vinham de anos sem recursos para obras , em sua maioria despreparadas para isso. Infelizmente todas as universidades passaram pelo mesmo problemas e com certeza hoje estão mais estruturadas e preparadas , poia foi possível contratar pessoal para tanto , para enfrentar as dificuldades . Excelente artigo , parabéns aos autores

Foto do Usuário Nayara Gonçalves Lauriano 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante, que vem a cravar uma boa discussão no campo de pública e a escrita do artigo contribui significamente para o entendimento e clareza do trabalho. Para amadurecimento do artigo, na introdução valeria a pena deixar mais claro se há um gap no campo que a pesquisa vem a atacar, deixando mais claro as contribuições e progressos de entendimento que a investigação traz. Não há um referencial teórico ou revisão de literatura, é um aspecto que seria interessante, pois, pelo menos no que tange a literatura há uma quantidade significativa de estudos sobre o REUNI (aumentando a importância de trazer o que o presente estudo traz de contribuição para esta discussão). Metodologicamente, muito organizado. Os resultados apresentados, havendo uma revisão ou referencial de literatura, possuem a oportunidade de serem mais contextualizados numa discussão coerente com o objetivo proposto pela pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.