EFEITO DE MICRORGANISMOS PROMOTORES DE CRESCIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE GÉRBERA EM VASO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 247


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Lovisotto Batista Martins
Certificado de Marjori dos Santos Gouveia

Certificado de participação:
Certificado de Amanda Lovisotto Batista Martins

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Lovisotto Batista Martins , Ananda Covre Da Silva , Helio Fernandes Ibanhes Neto , Marjori Dos Santos Gouveia , Ricardo Tadeu De Faria , André Luiz Martinez De Oliveira

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inoculação com microrganismos promotores de crescimento no desenvolvimento de gérbera envasada. Os tratamentos foram: T1: água (testemunha); T2: Streptomyces sp.; T3: Bacillus sp.; T4: Adubação química. Para a adubação química foi utilizado o N:P:K (13-13-15/ 1 aplicação) na dose de 1 g/L de água destilada. Quatorze dias após a inoculação, avaliou-se o número de folhas, número de raízes, comprimento da parte aérea, comprimento da parte radicular, volume da raiz, massa fresca da parte aérea, massa fresca radicular, massa seca da parte aérea, massa seca radicular e a massa seca total. Com a aplicação do microrganismo do gênero Bacillus sp. foi possível observar um incremento no volume e na massa fresca das raízes, quando comparado com os demais tratamentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Danilo Shimizu 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem relevância e mérito científico. A utilização de microrganismos para promoção de crescimento, bem como o controle de enfermidades é algo que está em alta na pesquisa atual. Sugiro corrigir nomenclatura dos nomes científicos, bem como checar e padronizar as referências.

Foto do Usuário Walter Aparecido Ribeiro Júnior 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aparenta ser relevante no aspecto do uso de microrganismos promotores de crescimento, contudo o título do trabalho não representa concretamente a realidade do mesmo pois o uso do termo ''microrganismos'' da a entender que serão utilizados outros organismos, e para o trabalho foram utilizadas somente bactérias promotoras de crescimento, além disso o termo ''efeito'' é um termo um tanto quanto batido e pouco usual para o título, tendo em vista de que em um experimento sempre se busca realizar uma avaliação ou estudar o efeito de um determinado produto, a quantidade de produtos ou o uso de microrganismos. O resumo é claro, conciso e direto, bem dividido em objetivo, metodologia e conclusão, faltando os resultados do trabalho, tendo em vista que este congresso não exige um tipo característico de trabalho e que o mesmo não possuí limitações, o resumo poderia ser mais bem explorado e detalhado pelos autores. Na introdução a sugestão é pela padronização dos parágrafos, pois no corpo do texto há parágrafos muito curtos e outros muito longos. Além disso, os parágrafos tem pouca conexão entre si, fazendo com que alguns parágrafos pareçam perdidos pelo texto. Ainda na introdução é interessante e importante que o nome cientifico da cultura trabalhada apareça junto do nome popular da mesma. Não constam as citações: BASHANDY et al., 2015; WALIA et al., 2013; OLIVEIRA et al., 2010. Na citação PALANIYANDI et al., 2013 que aparecem a e b, o uso das letras minusculas está incorreto tendo em vista que um dos trabalhos há apenas três autores e no outro mais autores, o congresso não exige uma forma correta, mas por convenção no Brasil, adota-se a ABNT e na citação de três autores ou menos é recomendado a citação de todos os nomes e não a abreviação por ''et al''. O material e métodos é bem descrito, contudo há uma duvida com relação a descrição das mudas, as mudas compradas já apresentavam aproximadamente 15 cm de altura de parte aérea? por quanto tempo foram cultivadas para atingirem esse tamanho? qual a idade das mudas? Qual foi a real necessidade da utilização do adubo químico? Não fica claro a explicação ao longo do texto. O adubo foi utilizado em interação com as bactérias? Pois na indicações de que as mesmas fixam nutrientes e melhoram a utilização dos mesmos, mas não fica claro se a adubação foi realizada nos vasos inoculados com bactérias. Discussão dos resultados demonstra-se insuficiente, o mesmo pode ter ocorrido devido a escassez de trabalhos com relação ao tema, contudo é imprescindível que os autores defendam isso no trabalho para re-afirmar a importância do mesmo. A conclusão é clara e objetiva e está de acordo com o objetivo do trabalho.

O trabalho apresenta grande relevância atualmente .

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.