AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES PRODUTIVOS DO MILHO E FEIJÃO-CAUPI CULTIVADOS EM CONSÓRCIO SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 244


Certificado de publicação:
Certificado de Raquel Maria da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Vitória E Silva , Maria Juliana Simplício De Souza , Raquel Maria Da Silva , Edcleyton José De Lima , Giselle Da Cruz De Almeida

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta do feijao caupi cultivado em consorcio com o milho, sob diferentes lâminas de irrigação. O experimento consistiu em um delineamento de blocos casualizados, com quatro blocos, vinte repetições e quatro tratamentos. Os tratamentos consistiram em quatro lâminas de irrigação, 25, 50, 75 e 100%. Para identificar as plantas que receberam as respectivas lâminas de acordo com a capacidade de água no solo, procedeu-se com a determinação da uniformidade de distribuição da água. A resposta das culturas à irrigação foi positiva em todos os parâmetros analisados. Em relação ao feijão-caupi os únicos valores que diferiram do padrão foram o comprimento de vagem que teve como melhor resultado a lâmina de 75% e o número de grãos que respondeu de forma parecida às lâminas de 25 e 100%. Os demais, responderam de forma quadrática ao aumento da irrigação aplicada. No caso do milho, foram analisados os componentes produtivos: massa de espiga, ME; massa de cem grãos, MCG e produtividade de grãos, PG. No componente massa de espiga, o melhor resultado foi com a lâmina de 100%, tendo resultados semelhantes nas lâminas menores. Já para massa de cem grãos, as duas lâminas que expressaram os melhores resultados foram as de 25 e 100%, em contrapartida, a produtividade teve pouca variação na menor e maior lâmina, 25 e 100% respectivamente, havendo decréscimo na lâmina de 50% e posterior crescimento nas seguintes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maicon De Souza Pecegueiro 09-02-2021 09:50:35

De forma geral apresenta-se um bom trabalho, porém acredito que poderia ter uma maior argumentação sobre os resultados apresentados.

Foto do Usuário Emmanuel Zullo Godinho 09-02-2021 09:50:35

Tema abrangente sobre as maiores culturas do Brasil, tem grande impacto, escreveram bem.

Foto do Usuário Willian Fernandes De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante, entretanto, apresenta pontos frágeis. A metodologia está muito resumida, poderia explicar melhor como foi calculada a lâmina que foi aplicada. Os resultados não estão adequadamente discutidos. A conclusão (está mais para apresentação de resultados) deve ser mais objetiva.

O tema do artigo é atual e relevante. Os autores poderiam melhor o material e métodos. Mas, de forma geral excelente trabalho, e com resultados grande relevância.

Foto do Usuário André Kapingala Imbo Ndjamba 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é interessante e aborda uma temática de grande importância para países como os nossos em que a consorciaçäo de culturas como o milho e feijäo é práctica frequênte, principalmente, na agricultura familiar. No entanto, nos parece haver alguma falta de concordância entre o título do trabalho e os objectivos (o indicado no resumo difere do apresentado nos materiais e métodos). Daí que sugerimos uma melhor redaçäo do trabalho no sentido de debelar esta e demais imprecisöes. Por outra gostávamos de saber quando foi efectuda a sementeira?

Foto do Usuário Vanderson Viera Batista 09-02-2021 09:50:35

O tema do resumo é atual e relevante e apresenta méritos para a publicação. Melhorar material e métodos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.