Como funciona

Apresentar trabalhos, debater pesquisas, receber feedbacks e inspiração para novos projetos são objetivos de pesquisadores, profissionais e estudantes ao participarem de congressos. No entanto, nem sempre isto é viável.

Participar de bons eventos requer se ausentar de seu dia a dia e assumir despesas. No entanto, para nossos milhares de participantes a realidade é outra, os congressos são virtuais e acontecem a partir de suas próprias casas ou universidades, sem necessidade de locomoção e hospedagem, portanto com menores custos financeiros, ambientais e de tempo.

No Convibra, há mais de 10 anos, os congressos são completamente em uma plataforma colaborativa na internet. Reunem uma geração inovadora usando crowd-sourcing e a inteligência coletiva para promoverem mais interação. São feitos por todos e para todos, estejam onde estiver.

Os autores submetem seus trabalhos no website e uma comissão avalia pelo sistema double-blind review, ou seja, tanto o autor do trabalho quanto os revisores são mantidos em sigilo. Desta forma, a relação dos membros da comissão será divulgada apenas após o término das avaliações.

Os autores cujos trabalhos submetidos são aprovados, podem compartilhar suas apresentações, normalmente um Power Point, durante as sessões nas salas virtuais do evento.

De forma intuitiva, apresentações e debates acontecem na internet com recursos para chat, áudio e vídeo. Os trabalhos inscritos estarão disponíveis no website já antes do início do evento.

Participantes têm acesso a todas as salas temáticas do evento e recebem certificados de apresentação e de publicação.

Mesmo após o evento, a visibilidade de autores e trabalhos continua grande porque ela não se limita ao ambiente do congresso. O Convibra, com sua longa história, está entre os três maiores congressos online do mundo e criou vastas conexões que possibilitam a autores e trabalhos um ótimo ranking de visitação tanto de forma direta quanto através de sites de busca.

Nossa história

A primeira que vez que uma tecnologia de conferência online foi utilizada em substituição a um congresso presencial foi com o CONVIBRA Administração (Congresso Virtual de 2004), uma iniciativa de oito renomadas Universidades representando as cinco regiões brasileiras que assim encontraram uma forma de facilitar a interação entre todos que partilhavam um interesse comum em um país tão vasto.

Com seu baixo custo, democratização de acesso e simplicidade de uso, se tornou uma tradição no calendário nacional. Nos anos seguintes atraiu a atenção de uma comunidade internacional que, atenta à questão da sustentabilidade, viu nos congressos na internet uma solução para aproximar pessoas e evitar deslocamentos.

A plataforma Convibra nestes mais de dez anos vem evoluindo com esta colaboração maciça e interdisciplinar. Hoje atende diferentes regiões e áreas temáticas, facilitando pesquisadores ao redor do mundo a criarem, desenvolverem e a disseminarem conhecimento.

O Convibra tem seu nome na história como o primeiro congresso online, e hoje, sua crescente comunidade de inovadores escreve as páginas de uma nova fase em que a ciência é mais acessível, interativa e se beneficia do crowd-source e da inteligência coletiva na busca de suas respostas.

O Convibra conta com a participação de indivíduos e instituições públicas e privadas de áreas variadas. Sua diversidade somada ao espírito de inclusão e à tecnologia é o combustível que aproxima Convibra de seu objetivo central que é aproximar todos pesquisadores que gravitam em torno de um mesmo tema.

Havendo interesse em participar colaborando no âmbito acadêmico, financeiro ou institucional, entre em contato através do e-mail.