CONSTRUÇÃO DE ÍNDICE GLOBAL DE SUSTENTABILIDADE (IGS) : um instrumento de avaliação para políticas públicas direcionadas a produção de leite sustentável na contemporaneidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 278


Certificado de publicação:
Certificado de José Lima De Aragão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Lima De Aragão

ABSTRACT
O artigo objetiva mostrar critérios metodológicos para a construção de Índice Global de Sustentabilidade (IGS) e sua importância na avaliação de políticas públicas da produção de leite sustentável em épocas contemporânea. A metodologia considera as dimensões econômica, social, ambiental, institucional e tecnológica, por melhor avaliarem a sustentabilidade de atividades economicamente ativas. A pesquisa ocorreu em Rondônia com 400 produtores de leite, onde se obteve o IGS que alcançou sustentabilidade média, IGS=0,42. A dimensão econômica apresentou índice de 0,52, sendo a mais sustentável entre as dimensões analisadas. Seguindo a ordem decrescente, vem a social e ambiental, com sustentabilidade média de 0,44 e 0,41, e, com baixa sustentabilidade, ficou a dimensão tecnológica, que apresentou índice de 0,39, e, a institucional com 0,32 pontos decimais de sustentabilidade. Tal resultado indica a necessidade de esforços políticos e tecnológicos para melhor desempenho do setor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Guilherme Kuentzer 26-04-2021 11:26:45

Primeiramente, parabenizar os autores pelo trabalho desenvolvido! Trabalho de extrema importância para diagnósticos e índices da pecuária leiteira no território brasileiro. Os organizações do projeto acadêmico, tiveram o cuidado da inclusão das (variáveis) dimensões e estratégias...isso significa que a pesquisa está interligadas aos aspectos da sustentabilidade! Parabéns. A pergunta é: Quais políticas públicas na cadeia leiteira podem ser atendidas com esses resultados no sistemas de produção de leite com Índice Global de Sustentabilidade (IGS)?

Foto do Usuário Rânelly Daiana Monteiro Da Costa 06-05-2021 14:28:37

Excelente trabalho, muito bem embasado e escrito. Sugiro apenas atentar-se quanto a formatação do mesmo. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.