OS RUMOS DA PESQUISA EM INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 359


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dijeanne Ribeiro Honorio Moura , Luciane Stallivieri

ABSTRACT
A literatura enfatiza que o processo da internacionalização se expandiu pelas instituições de ensino superior e é objeto de procura de estudantes e professores que buscam aprimorar seus estudos e carreira. Dessa maneira, os gestores da educação superior procuram adequar seus planos estratégicos e acompanhar essa tendência no ensino: fruto da globalização e sociedade que valoriza cada vez mais o conhecimento inovador. O objetivo deste estudo bibliográfico e qualitativo é compreender o que os pesquisadores têm encontrado sobre o tema da internacionalização e mobilidade acadêmica nas instituições de ensino superior, as linhas de investigação e as principais descobertas sobre esse processo por meio de uma revisão de literatura de artigos científicos entre 2011 e 2021. Observa-se nos achados que o processo de internacionalização é de fato um movimento contínuo e que requer aprimoramento e estudo. Uma instituição necessita de adequação estratégica e realização de parcerias condizentes com sua realidade para alcançar os objetivos da internacionalização. Além do mais, observa-se a importância do preparo holístico em diferentes dimensões na mobilidade acadêmica para alcance dos objetivos traçados com os programas de intercâmbio. 
           
Palavras-chave: internacionalização, mobilidade acadêmica, intercâmbio, gestão universitária. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 15-11-2022 02:00:06

O trabalho é de grande relevância para os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior. Na introdução, senti falta de se definir o que é uma internacionalização e uma mobilidade acadêmica. O processo de internacionalização é complexo e envolve a etapa de mobilidade - isto não ficou claro. O Ciência sem fronteiras caiu de paraquedas. No título está descrito 'revisão de literatura' e na metodologia se aponta 'revisão integrativa de literatura', em minha opinião deveria ser o mesmo no título. No item 'direcionamentos das pesquisas', senti falta de se explanarem sobre as lacunas teóricas, metodológicas e empíricas do tema, bem como quais seriam as tendências em 2021 em diante - o final do item termina abruptamente com a pesquisa de Fakunle (2020). Nas considerações finais, o que seria ''maior profissionalismo'', creio que, como os gestores possam não ter uma vivência pessoal de mobilidade acadêmica, isto pode trazer uma percepção limitada sobre o processo de internacionalização.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.