Análise financeira da Embraer S.A.: um estudo, considerando o ingresso da companhia no Novo Mercado de Governança Corporativa da B3

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 375


Certificado de publicação:
Certificado de Julia Oliveira Lucachaqui

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Julia Oliveira Lucachaqui , Roberto Costa Moraes

ABSTRACT
o exame da situação financeira da organização sempre foi um desafio para os gestores, onde uma empresa com saúde financeira estável, demonstra ao mercado seu compromisso em honrar suas obrigações. Sendo assim, a gestão adequada do capital circulante líquido se faz necessária, tendo como ferramentas de análise o modelo dinâmico criado por Fleuriet, assim como o entendimento da política de estoque, pagamento de fornecedores e recebimento de clientes. A má gestão destes fatores pode afetar negativamente o desempenho da empresa. Porém, vale ressaltar que não é apenas isso que se deve levar em conta em uma gestão, mas também aspectos qualitativos. Para tanto, existe a Governança Corporativa, que certifica aos stakeholders um ambiente seguro para aplicar e investir, visto que os mesmos, em grande maioria, buscam estabilidade e confiança. Sendo assim, a questão que orienta o presente estudo é “qual o impacto no desempenho financeiro da empresa Embraer S.A., mensurado pelo modelo dinâmico, considerando os períodos anterior e posterior à adesão no Novo Mercado da B3 BOVESPA?”, com o objetivo de verificar esta referida percepção. Para tal, foi utilizado para desenvolvimento do trabalho um estudo de caso único com a empresa Embraer S.A. sendo os dados analisados de forma qualitativa descritiva, utilizando balanços de 2003 à 2005 e 2016 à 2018. Por meio desta análise, foram alcançados resultados pertinentes, entre eles, a averiguação de que houve diminuição no prazo médio de recebimento de clientes; a diminuição do ciclo operacional e o aumento do saldo em tesouraria além de uma estrutura sólida, com base no modelo Fleuriet.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Carlos Alves Di Silva 28-10-2021 01:03:46

A adesão ao novo mercado traz adoção a práticas de governança que, além de pulverizar os papéis, auxiliam no aumento de confiança dos acionistas. Achei bem interessante o cruzamento desse aumento de confiança com os credores da empresa.

Foto do Usuário Moacir Ferreira 03-11-2021 00:21:01

Excelente trabalho. Propôs-se a explicar ao leitor cada terminologia e elencá-las adequadamente ao estudo proposto. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.