Aproveitamento de Resíduos Orgânicos na Produção do Cheiroverde Amazonense, em Itacoatiara-Am.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 220


Certificado de publicação:
Certificado de Arthur Antunes De Souza Cardoso

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Indalecio Khalled Eufrazio Soares , Arthur Antunes De Souza Cardoso

ABSTRACT
A utilização de resíduos naturais para a exploração agrícola como tecnológica de adubação pode ser a ferramenta para o crescimento de muitas produções agrícolas de estrutura familiar no Amazonas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção das culturas que compõem o cheiro-verde amazonense (cebolinha, coentro e chicória), em diferentes dosagens de adubação alternativa com cinza vegetal e esterco bovino. O experimento foi conduzido na área do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados com duas dosagens de esterco bovino e duas dosagens de cinza vegetal em 5 tratamentos (T0: Testemunha; T1: 10t de cinza e 30t de esterco / ha; T2: 10t de cinza e 60t de esterco / ha; T3: 20t de cinza e 30t de esterco / ha; T4: 20t de cinza e 60t de esterco / ha). Para a cultura do coentro, todas as dosagens contribuíram para o número de folhas, altura da planta, massa seca e massa verde. Na cultura da cebolinha, todas as dosagens contribuíram para acréscimo nas variáveis altura da planta, diâmetro do colo e massa seca. Para a chicória, o número de folhas, área foliar, massa verde e massa seca foram influenciados pelos tratamentos por dosagens de compostos orgânicos. Para as culturas coentro e cebolinhas, o tratamento 1 foi o melhor em relação aos aspectos econômicos. Para a cultura da chicória, o tratamento 4 se mostrou mais eficiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiane Mota Da Silva Cardoso 02-06-2022 21:57:26

Olá Khalled! Meus parabéns pelo trabalho. Realmente a utilização de resíduos naturais é um ótima alternativa, visto que no Amazonas a maioria dos produtores não dispõem de muitos recursos ou capital para produzir essas hortaliças. Levando em consideração ainda que na região, muitos dos produtores dispõem desses tipos de adubos naturais apresentados no trabalho.

Foto do Usuário Denice De Oliveira Almeida 10-06-2022 13:17:48

Trabalho muito bom! Entretanto fiquei com duas dúvidas: 1. Qual o tipo de solo do experimento? 2. Na testemunha foi aplicada adubação mineral?

Foto do Usuário Job Alves Da Rocha Neto 10-07-2022 19:41:48

Ótimo trabalho! Alternativa excelente para gerar produtividade em propriedades de agricultura familiar na região.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.