Levantamento do uso de agrotóxicos no Assentamento Brilhante

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Robson José Rodrigues Alves

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Robson José Rodrigues Alves , Rutielly Maria Rodrigues Alves

ABSTRACT
Ao longo dos anos desde o surgimento da agricultura, algumas práticas foram incrementadas, sendo uma delas o uso de agrotóxicos. O presente trabalho objetivou realizar um levantamento por meio de perguntas, tais relacionadas ao uso e cuidados com agrotóxicos pelos agricultores do Assentamento Brilhante, buscando verificar se há necessidade de trabalhos futuros, sendo eles relacionados a conscientização da aplicação dos mesmos. A pesquisa foi realizada durante o mês de janeiro e fevereiro de 2020, no Assentamento Brilhante, localizado a 27km da Santa Maria da Boa Vista – PE, localidade que possui cerca de 550 ha, sendo que cada família possui área equivalente a 11 ha, composto por 50 famílias. Observa-se que os entrevistados começaram jovens na utilização de agrotóxicos, 20% começaram antes dos 18 anos, 70% entre os 18 e 30 anos, e 10% após os 30 anos de idade. Além disso, apenas 5% usam equipamento de proteção individual, dados preocupantes, pois muitos começaram jovens. Conclui-se que a localidade necessita de trabalhos para conscientizar os produtores dos riscos durante aplicação, necessidade de usar equipamentos de proteção individual e alternativas para minimizar esse uso, sendo assim, possibilidade de outros trabalhos voltados aos moradores da localidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinara Grasiela Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante. Na metodologia poderia ter explicado o motivo de ter entrevistado apenas agricultores do sexo masculino.

Foto do Usuário José Angelo Rebelo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho poderia ser mais abrangente, trazer mais informações.

Foto do Usuário Laisa De Souza Gois 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e adequadamente abordado, com objetivos claros. Parabéns aos autores

Foto do Usuário Melina Da Silva De Souza 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! A temática é muito relevante, mostrando a realidade na utilização de agrotóxicos no campo, onde os agricultores não possuem nenhum tipo de orientação sobre a forma correta de uso, podendo vim a se intoxicar e poluir o meio ambiente. Agora vai alguns questionamentos e sugestão: 1. Qual a principal atividade econômica dentro da comunidade? É em regime sequeiro ou irrigado? No trabalho foi relatado que seria impossível a produção sem o uso de agrotóxicos e que eles utilizam uma vez ao mês 2. Qual a classe toxicologia do produto utilizado? Onde os agricultores compram? O agrotóxico somente deveria ser vendido com o receituário agronômico mas sabemos que a realidade é outra 3. Como sugestão, os resultados poderiam ser em formato de gráfico, fica bem melhor para a visualização No mais, parabéns novamente pelo trabalho Espero que a pesquisa continue em desenvolvimento Grata pela atenção Atenciosamente, Melina

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.