A IMPORTÂNCIA DO TEMA TRANSVERSAL SAÚDE NO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A HIGIENE BUCAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Luiza Peixoto De Santana Amorim

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetiva educar os alunos para a promoção e proteção da saúde e higiene bucal no âmbito escolar.  O PCN tema transversal Meio Ambiente esaúde ressalta a importância de conscientizar os alunos através da educação para a saúde para então adquirirem hábitos de cuidado com o corpo. Desta forma, procuramos trabalharo tema saúdeem relação a hábitos saudáveis a partir da higiene bucal com 16 alunos do 5º ano do ensino fundamental com idades entre 10 e 13 anos de uma escola municipal de Garanhuns-PE. Conhecer a importância da educação para a saúde na escola se faz necessário a partir da análise de como se forma as mudanças de hábitos dos alunos para então mostrarmos a importância da saúde e do cuidado com a boca. Inicialmente procuramos identificando quais concepções os alunos do 5º ano tem sobre a temática higiene bucal para isso, foram realizados aplicação de questionários para identificar as concepções prévias da professora e dos alunos acerca da higiene Bucal, em seguida foi aplicada uma intervenção pedagógica baseada nas dificuldades percebidas nos questionários respondidos pelos alunos sobre aspectos relacionados à higiene bucal. Entre os diversos conteúdos de higiene bucal trabalhados nesse processo, privilegiamos a abordagem da cárie dental e sua prevenção através da escovação e do uso do fio dental. Em seguida finalizando com a escovação dental.  Na ultima etapa foi reaplicado o mesmo questionário para verificarmos resultados que a intervenção pedagógica disponibilizou em relação a mudanças de hábitos e para a melhoria da educação e saúde sobre higiene bucal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lavínea Silva De Lima 09-02-2021 09:50:35

Quais foram os resultados observados após a intervenção feita na escola? Quais os reflexos, baseados na experiência vivenciada, da educação em saúde bucal nas escolas? De que forma a proposta de intervenção descrita pode ser extrapolada e executada em mais escolas, atingindo mais escolares e consequentemente suas famílias?

Foto do Usuário Ana Cláudia Ferreira Santos 09-02-2021 09:50:35

É um artigo com uma temática interessante e que apresenta um texto fluido.

Foto do Usuário Gustavo Luiz Oliveira Schoffen 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, no entanto, a autora utilizou bibliografias desatualizadas e apenas uma dos últimos 5 anos. Faltou padronização das imagens, referência e a descrição das mesmas. A pesquisa não evidenciou os objetivos específicos. Isso não ficou claro.

Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 09-02-2021 09:50:35

Muitoo bom esse artigo, super coerente. Muito bem elaborado

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.