PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 304


Certificado de publicação:
Certificado de Anderson Xavier Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carina Silva De Carvalho Oliveira , Ana Luiza Andrada De Melo , Rebeka Lays Freire Pereira Bastos , Geovanna Da Silva Campos Conceição , Alessandra Gomes Cunha , Itayany De Santana Jesus Souza , Anderson Xavier Da Silva , Karla Souza Santos Rios , Lydia De Brito Santos , Bruno Rodrigues Alencar

ABSTRACT
Diante da pandemia de COVID-19, as instituições públicas e privadas paralisaram as suas atividades ou se adequaram para continuidade, seguindo normas de segurança, principalmente relacionadas à etiqueta respiratória, higienização das mãos e do ambiente, além do distanciamento social. Neste contexto, as metodologias ativas de ensino se configuraram como potente recurso para garantir a continuidade do processo de aprendizagem de maneira efetiva, ainda que de modo remoto, com o uso das tecnologias de informação e comunicação. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do Grupo Tutorial 02 do PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Estadual de Feira de Santana na construção do podcast intitulado: Segurança do paciente e Educação Interprofissional no Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana-BA, Brasil, a partir de um roteiro previamente elaborado. Foram utilizados programas de gravação de voz em MP3, o software livre de edição digital de áudio Audacity versão 2.4.1, a plataforma online de publicação de áudio SoundCloud e os canais do Youtube e Instagram para divulgação. Os integrantes do grupo relataram a experiência da produção, respondendo, por escrito, a questionamentos sobre os sentimentos, desafios, dificuldades e facilidades em relação à produção do podcast. A atividade foi avaliada como desafiadora pelo ineditismo e como uma oportunidade de aprendizado, na perspectiva das metodologias ativas e das práticas colaborativas (colaboração, confiança e motivação).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniele De Azevedo Santana 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito, e com resultados super interessante. Qual o número de participantes da pesquisa?

Foto do Usuário Maria Clara Barbosa B. G. Nasser 09-02-2021 09:50:35

Proposta muito interessante, pois explora uma ferramenta não usual no contexto apresentado e engloba diferentes profissionais/áreas de atuação. Além disso, é um conteúdo que pode continuar a ser produzido como uma forma de aproximar a população em geral das discussões sobre saúde!

Foto do Usuário Flávio Magalhães Lotti 09-02-2021 09:50:35

Uma nova ferramenta para cuidado em Saúde facilitando uma nova abordagem.

Foto do Usuário Jéssica Luzia Delfino Pereira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores,temática de grande relevância e de inovação. Oriento revisar se há a necessidade de uma avaliação do comitê de ética.

Foto do Usuário Kay Amparo Santos Duque 09-02-2021 09:50:35

Excelente temática de grande relevância e de inovação. Gostaria de saber se a pesquisa foi submetida ao comitê de ética?

Foto do Usuário Renata Dos Anjos Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Metodologias importantes para a construção de enfrentamentos, além de possibilitar à chegada de questões, proposições, problematizações, formações tão caras à sociedade.

Foto do Usuário Amanda Samara Dos Santos Araújo 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom, bem detalhado e que traz uma nova ferramenta que se adequa ao momento atual, não deixando de levar informação à comunidade. Uma sugestão seria levar trechos para rádios da cidade como forma de incluir ainda mais pessoas, tendo em vista que muitas não tem acesso a equipamentos eletrônicos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.