CONSTRUÇÃO DE CORDEL SOBRE A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL-EIP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 269


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Samara Dos Santos Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Jailson De Almeida Júnior , Egmar Longo , Mayhara Myrna Bezerril Freire De Lima Galvão , Rafaela Gomes Da Silva , Amanda Samara Dos Santos Araújo , Kyra Kadma Silva Fernandes De Medeiros

ABSTRACT
Este relato de experiência trata-se de uma narrativa acerca do planejamento e construção de um cordel, a partir da temática da Educação Interprofissional. Essa produção partiu da proposta de atividade do grupo de Apoio Matricial do PET-Saúde Interprofissionalidade, realizado no município de Santa Cruz-RN, a fim de resgatar os conceitos e vivências acessados durante esse programa de trabalho para a saúde. Nesse sentido, foi elaborado um roteiro de produção para o cordel que contemplasse objetivamente a história e conceito da EIP, as competências colaborativas propostas por essa metodologia e as experiências vivenciadas nos dispositivos de saúde nos quais o grupo PET-Saúde se inseriu. Compreende-se que a utilização de ferramentas alternativas como o Cordel são importantes para a construção e compartilhamento do conhecimento com a comunidade. Além disso, dado o caráter recente da proposta da educação
interprofissional e as dificuldades de implantar esse modelo no processo de formação e atuação profissional, é imprescindível que se produza materiais e recursos que tratem dessa temática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Margit Elena Theisen 09-02-2021 09:50:35

O educador tem em suas mãos a grande tarefa de ensinar a visão de mundo sem desconsiderar o mundo particular de cada educando. A utilização de elementos que remetem ao lúdico torna o ensino mais prazeroso e contribuem para que os conteúdos sejam absorvidos com maior facilidade. Pergunta: Houve incompreensão dos leitores/ouvintes, quando o Cordel foi apresentado inicialmente, que resultasse em (re)construção de seus versos de forma colaborativa para melhor entendimento, considerando o público a que se destina? Sugestão: promover oficinas/fóruns nos cursos de graduação com a utilização do Cordel para debates sobre o matéria.

Foto do Usuário Déborah Sampaio Aragão Saldanha 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante estas construções alternativas, utilizando cultura popular nordestina associada ao viés acadêmico. A interprofissionalidade envolve o trabalho ativo de muitos profissionais de áreas complementares, na busca por resolução de conflitos e administração de competências. Parabéns pelo cordel!

Foto do Usuário Regina Célia Canel 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo excelente trabalho: cientificamente relevante, pertinente para a conjuntura atual e inovador, valorizando a cultura regional. Bem situado o contexto do trabalho, sua origem e problematização do tema, com referencia bibliográfica importante. O objeto de estudo é bastante pertinente, como instrumento que favorece diálogo, participação, inovação, na relação equipes de saúde e comunidade/população. Os conceitos envolvidos ficaram claros para o leitor. A leitura do texto está fácil e agradável. A metodologia poderia ser mais detalhada, com vista a ser referencia para utilização do recurso por outras equipes. Trata-se de um trabalho que abre a possibilidade de troca de conhecimentos e experiências quanto à utilização da Arte em geral, dentro das especificidades culturais locais/regionais, como meio estratégico no trabalho quotidiano das equipes na atenção integral à saúde, bem como no delicado trabalho com as próprias equipes de saúde. Pergunto: como pretendem dar continuidade a esse trabalho técnico-científico (publicações; apresentações; novos aspectos dos temas Cordel e educação interprofossional; a importancia dessa prática no e para o SUS;…)? Fundamental para o SUS, para os profissionais de saúde, para os cidadãos brasileiros.

Foto do Usuário Mayara De Almeida Lima Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

A utilização do cordel torna a abordagem interessante e diferente.

Um assunto bem atual e relevante trabalhar as praticas interterprofissionais a partir de instrumentos mais populares de uma dada região. Levantaria questões sobre a metodologia utilizada para construção deste instrumento não apresentou uma revisão de literatura que desse base para apoiar o mesmo e falar melhor o que este cordel pode levar de contribuição para a pratica interprofissional

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.