A mudança comportamental para a prática do empreendedorismo em decorrência de novos cenários econômicos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 261


Certificado de publicação:
Certificado de Selma Velozo Fontes
Certificado de Beatriz Vitória Paulino Gomes De Oliveira Medeiros

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Clarice Dos Santos , Selma Velozo Fontes , Beatriz Vitória Paulino Gomes De Oliveira Medeiros

ABSTRACT
Estudo bibliográfico que relaciona o comportamento do jovem empreendedor brasileiro com as mudanças ocorridas no cenário econômico do país em meados dos anos 1990. Com base em estudos realizados sobre os temas de: conceito de empreendedorismo, comportamento empreendedor, características do empreendedor brasileiro, mudanças econômicas ocorridas nos anos 1990 e o Plano Real. Foram abordados no decorrer do presente trabalho os fatos, os objetivos e impactos dessa atuação. O presente trabalho tem como objetivo geral a apresentação de como a prática do empreendedorismo, entre os jovens brasileiros, tornou-se o principal instrumento de utilização para o alcance de empregabilidade. Para alcançar o objetivo geral proposto, foram estabelecidos como objetivos específicos: a identificação do perfil do jovem empreendedor brasileiro e a apresentação das mudanças do cenário econômico, que criaram as condições para estimular a prática empreendedora de tal jovem. Constatou-se ao final do estudo que o Plano Real, plano econômico esse ainda em vigor no Brasil, foi aquele que auxiliou o país na diminuição significativa da altíssima inflação, ocorrida nos anos antes da implementação de tal plano, o que ocasionou o desenvolvimento do mercado de trabalho e também do empreendedorismo no país.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Deyseane Kelia Tavares Dantas 09-02-2021 09:50:35

No resumo os autores não deixem muito claro o tipo de metodologia utilizada, na introdução eu também sugeria falar um pouco do contexto histórico dos anos 1990. Transformaria as citações diretas em indiretas e pergunto aos autores quais as contribuições deste trabalho no momento atual onde vemos a economia tão frágil e moeda tão desvalorizada?

Foto do Usuário Ulisses Arthur Carboni 09-02-2021 09:50:35

Com o trabalho apresentado não achei possível a conclusão que ''a prática do empreendedorismo, entre os jovens brasileiros, tornou-se o principal instrumento de utilização para o alcance de empregabilidade''. Mas muito bem escrito e bem referenciado. Para o grupo, os períodos de pós-quarentena serão de tantas oportunidades quanto o período inicial do plano Real?

Foto do Usuário Luzia Cecilia De Souza Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de facil leitura, tem abordado relevante. Porém, nas considerações finais não ficou muito claro se o objetivo proposto foi alcançado. Bem como não fala abertamento nos resultados a respeito de como o empreendedorismo, passou a ser o principal instrumento de para o alcance de empregabilidade entre os jovens.

Foto do Usuário Anderson Queiroz Lemos 09-02-2021 09:50:35

Embora o tema do empreendedorismo seja de extrema relevância ao desenvolvimento econômico e atemporal em qualquer sociedade, o trabalho não alcança o objetivo pois não explica como a prática do empreendedorismo é a principal ferramenta da empregabilidade. Sugiro substituir empregabilidade por dignidade.

Foto do Usuário Isabela Cristina Matheus Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é de extrema importância em relação ao cenário econômico, a leitura do artigo flui bem e é de linguagem clara e de fácil compreensão. Porém seu intuito não ficou claro em seu desenvolvimento, apesar do uso de autores importantes na literatura proposta, não foram expostos conteúdos atualizados. O presente artigo tem uma gama de informações relevantes com a necessidade de melhor estruturações em relação a sua proposta inicial. Você considera que o objetivo de pesquisa foi alcançado?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.