A atuação do assessor de imprensa durante a pandemia do coronavírus: uma análise das comunicações virtuais da prefeitura municipal de Aracaju.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 290


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mário Eugênio Paula De Lima , Fernanda Shelda De Andrade Melo

ABSTRACT
Com o aumento gradativo da pandemia do novo coronavírus no Brasil em 2020, enxerga-se a necessidade da disseminação de informações para gerenciamento de tal crise sanitária. Levando em consideração preceitos de Ferraretto e Ferraretto (2009) quanto à importância do assessor de imprensa e seus posicionamentos dentro da mídia digital, juntamente das necessidades sociais geradas pelo grande fluxo de notícias estabelecidos por Saveri e Melani (2009), este trabalho procura unir a análise das teorias com o estudo da atuação da Prefeitura Municipal de Aracaju em relação às comunicações da pandemia em Aracaju, durante o período citado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns pelo artigo! Tema muito relevante. A metodologia poderia ter sido mais explorada, relatando o tipo de pesquisa quanto à abordagem e objetivos, bem como apresentando de forma mais detalhada as etapas do estudo. Outrossim, o artigo enfatizou muito bem sobre a importância do assessor de imprensa neste atual cenário de pandemia na divulgação de informações concretas e verdadeiras, desmentindo as fake news e proporcionando informações de qualidade para a população.

Foto do Usuário Gabriely Miliorini De Miranda 09-02-2021 09:50:35

Assunto extremamente atual e de importância indiscutível. Muito bem abordado.

Foto do Usuário Ana Paula Franco Pacheco 09-02-2021 09:50:35

Por ser um tema tão atual, as referências ficaram antigas, de 2001, 2002, 2009... apenas uma de 2020. Como foi abordado e discutido sobre assessoria de imprensa, comunicação, creio que esse fator implica na qualidade. Nos resultados, eu senti falta de mais explicações referentes aos gráficos. De forma geral, o tema é bem importante para ser abordado..

Foto do Usuário Dayana Ferraz Silva 09-02-2021 09:50:35

ótimo tema, principalmente em época de tantas fake news

Foto do Usuário Isabella Busnello Felipe 09-02-2021 09:50:35

Trabalho aborda um tema atual e de extrema importância. Por se tratar de um tema tão atual, poderia utilizar mais referências atuais. Quis medidas poderíamos tomar para amenizar a problemática das notícias falsas?

A atuação de órgãos públicos frente à divulgação de notícias em momentos de crise como a Pandemia da COVID-19, é um tema atual e de grande relevância, já que se trata de uma situação atípica e sem precedentes principalmente no Brasil! Os critérios básicos de redação são contemplados.

Foto do Usuário Sandra Ferreira Tavares 09-02-2021 09:50:35

o artigo está muito bom, porém precisa os autores prestar mais atenção as normas da ABNT em relação o espaçamento entre os parágrafos de 6 pontos.

Foto do Usuário Ana Valéria Machado Mendonça 09-02-2021 09:50:35

Artigo meritoso, por se tratar de um tema que explora a pandemia do Covid-19, outrossim, os autores se destacariam mais se apresentado questões relacionadas ao tratamento da comunicação de risco dentro das assessorias, em particular, em Aracaju. A estimativa populacional do IBGE deveria ter sido mais recente. Além disso, deve-se observar outros rigores da comunicação científica a serem aplicados em uma nova iniciativa. Aproveito para perguntar em que os temas de comunicação do medo e desinformação poderiam contribuir ao tema?

Foto do Usuário Maklina Dos Santos Almeida 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho, muito informativo e explicativo, além de ser bastante atual. O conteúdo está muito rico e a teoria bem articulada com o estudo de caso. Tenho apenas uma sugestão, a de revisar a fonte que está em negrito no trecho do 2º parágrafo ''Luiz Ferrareto (2009) nestes momentos o mais importante é facilitação de dados públicos com o jornalista se transformando em mediador. Pergunta: Na opinião dos autores, por que, enquanto o número de infectados continuou subindo, mas as publicações que envolvem medidas de segurança e atualizações seguiam na mesma baixa frequência? Que outros fatores podem ter contribuído?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.