Consumo de Entretenimento por Pessoas com Deficiência Visual: A Audiodescrição como Recurso de Acessibilidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 273


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marina Dias De Faria , Fábio Barboza , Rachel Macedo

ABSTRACT
A deficiência visual está presente em cerca de 18,6% dos brasileiros e é o tipo de deficiência mais representativo na população brasileira. Ainda assim, essas pessoas não costumam ser consideradas importantes dentro do processo de consumo, o que acaba restringindo o seu acesso a muitos serviços. Dessa forma, foi definido como objetivo principal desta pesquisa compreender como a audiodescrição influencia no consumo de entretenimento da indústria cultural por parte dos deficientes visuais. Para atingi-lo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pessoas com deficiência visual e com informantes-chave que trabalham com audiodescrição. Os resultados apontaram que ainda é muito reduzido o número de opções de entretenimento para essa parcela da população. Entretanto, alguns recursos – como a audiodescrição e a internet – vêm surgindo para auxiliar no aumento desta oferta. Constatou-se a audiodescrição tem influência positiva no aumento do consumo de entretenimento e na inclusão social dos deficientes visuais. Esta pesquisa chama atenção também para o papel do Poder Público na fiscalização e realização de ações mais inclusivas através das políticas públicas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiane Karla Freitas Da Costa 09-02-2021 09:50:35

ACHEI UM TEMA BEM DIFERENTE E BEM ABORDADO , O TEXTO ESTAVA BEM ELABORADO .

Foto do Usuário Carolina Wiedemann Chaves 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo tema e pelo artigo! Inciativas como as apresentadas pelo artigo demonstram que a inclusão é possível e que ainda temos um longo caminho a percorrer.

Foto do Usuário Rayane Dos Santos Lima Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema apresentado é relevante e necessário para a sociedade como um todo, promover a acessibilidade e o bem estar das pessoas com deficiências é dever de todos! As industrias que demostram a preocupação e inserção desse público apresentam um diferencial e vantagem competitiva dentro mercado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.