Avaliação e seleção de empresas prestadoras de serviço de recapagem de pneus por meio do método AHP

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 285


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Mantelatto Pecorari

ABSTRACT
A recapagem de pneus de carga é economicamente importante, pois contribui para a redução do custo operacional das transportadoras, e ambiental, pois reduz uso de recursos naturais, como por exemplo, o petróleo. No Brasil, principalmente por se tratar de uma vantagem econômica, as empresas transportadoras têm o costume de recapar os seus pneus. As empresas Brasileiras que realizam este tipo de atividade, possuem nível de qualidade de padrão internacional, obtidas pela implementação e certificação das Normas ISO e são regulamentados no quesito segurança pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Este trabalho tem como objetivo analisar os principais critérios que são considerados pelas empresas transportadoras no momento de selecionar a empresa prestadora de serviço de recapagem de pneus. Para responder a este objetivo, foi realizada uma pesquisa do tipo Survey, com 157 empresas transportadoras, localizadas no interior do estado de São Paulo. Os resultados deste estudo mostraram que as empresas transportadoras priorizam os seguintes fatores para selecionar as empresas prestadoras de serviço de recapagem: o comprometimento da empresa, o preço da recapagem e o atendimento no período de garantia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcos Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Embora o método AHP seja o método multicritério mais utilizado do mundo, ele possui algumas limitações metodológicas que não foram citadas no texto. Além disso, sabe-se que há uma variedade de métodos disponíveis, tais como o ELECTRE, o SAPEVO-M e o THOR2. Por que o autor escolheu especificamente o método AHP? Isso não ficou claro.

Foto do Usuário Claudio Azevedo Peixoto Junior 09-02-2021 09:50:35

O método é oportuno, porém na construção dos critérios e explanação na etapa de justificar método de pesquisa não apresenta quais autores foram base para a construção dos critérios e respectiva caracterização, assim desconectado do referencial teórico.

Foto do Usuário Paulo Mantelatto Pecorari 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo tem relevância, quando analisamos o ambiente que está envolvido, com questões de sustentabilidade e economia circular. O texto fui bem e apresenta fácil interpretação das informações trabalhadas ao leitor. O objetivo apresenta-se claro, bem apresentado e trabalhado pela pesquisa. A revisão da literatura apresenta é fundamentada nos clássicos, mas não traz estudos atuais. O método apresenta-se adequado e cumpre com o seu papel perante o objetivo da pesquisa. Os resultados presentam-se bem apresentados e cumprem com o objetivo proposto. O artigo apresenta contribuição para um tema ainda pouco explorado na literatura: a prestação de serviço de recapagens de pneus de carga.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.