SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE MILHO EM NÍVEL CONTRASTANTE DE NITROGÊNIO UTILIZANDO ÍNDICE DE SELEÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Genética

Acessos neste artigo: 247


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Igor Kieling Severo , Cirineu Tolfo Bandeira , Matheus Noronha Bittencourt , Matheus De Lima Soares , Guilherme Ribeiro

ABSTRACT
O nitrogênio (N) é o nutriente mais exigido na cultura do milho, sendo a adubação nitrogenada um dos fatores que mais oneram e afetam a produtividade da cultura. A seleção de genótipos de milho mais eficientes no uso de nitrogênio é uma possibilidade de redução de gastos com a cultura. O trabalho teve por objetivo selecionar progênies meio-irmãos de milho em nível contrastante de nitrogênio utilizando índice de seleção. O experimento foi conduzido no ano de 2013, sendo avaliadas duas populações de milho em baixa e alta disponibilidade de nitrogênio, conduzido em delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições, formando um esquema fatorial, utilizando o desvio mínimo significativo para compor o índice de seleção. As populações apresentaram comportamento diferente entre o ambiente de baixa e alta disponibilidade de nitrogênio, mostrando a variabilidade genética existente na população segregante de milho, sendo possível, com o emprego do índice de seleção, selecionar plantas superiores para cada ambiente. O desvio mínimo significativo mostrou-se um bom teste para compor o índice de seleção, possibilitando selecionar plantas superiores nos diferentes ambientes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Igor Kieling Severo 09-02-2021 09:50:35

Tema de suma importância para o melhoramento genético.

Foto do Usuário Fábio Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Está bem apresentado e a discussão irá apresentar uma contribuição para tema

Foto do Usuário Fabio Mathias Da Silva Junior 09-02-2021 09:50:35

O artigo é de suma importância para a população mundial e do país, pois, a cultura do milho é de grande valia na cultura, no mercado consumidor e de grande valor comercial, para o PIB do Brasil. Além, de que saber, da importância e potencialização do nitrogênio no cultivo do produto agrícola trás benefícios na produção em larga e pequena escala. Por conseguinte, o trabalho como um todo, traz em sua proposta metodológica bem organizada e transmite fielmente a proposta do trabalho,

Foto do Usuário Elberson José Da Silva Souza 09-02-2021 09:50:35

Artigo com boa temática, noque tange no maior aproveitamento de áreas e sementes de milho. Além de o artigo ser de grande relevância para produtores rurais e agricultura familiar. No mais o trabalho está em uma escrita acessível e de fácil compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.