AS CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING NA ÁREA DA SAÚDE: TRANSFORMAÇÕES NA RELAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS E O PACIENTE CONSUMIDOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão da Promoção e Marketing da Saúde

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 350


Certificado de publicação:
Certificado de Vinicius Gustavo Coelho Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vinicius Gustavo Coelho Dos Santos

ABSTRACT
Na contemporaneidade, o aumento da competitividade e as transformações digitais vem fazendo com que diversos mercados passem a transformar as relações humanas e a oferta de serviços em todas as áreas, dentre as quais a área da saúde. A presente pesquisa objetivou discorrer sobre as contribuições do Marketing na área da saúde, considerando as transformações na relação entre os profissionais e o paciente consumidor. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como fonte de pesquisa artigos, livros, teses e dissertações, anais de encontros científicos, entre outros. Verificou-se que o Marketing de serviços é uma disciplina fundamental para as organizações, pois seu valor é percebido através do desempenho, valorização das pessoas e relacionamentos estabelecidos com os usuários. Não obstante, é imprescindível discutir assuntos como estratégia, gestão e planejamento na referida área, uma vez que a aplicação tática do Marketing na área da saúde não se sustenta sem a união entre operação e gestão do serviço. Tendo em vista que a saúde está inserida no segmento de prestação de serviços, a literatura contemplada demonstrou que o Marketing é uma ferramenta essencial para aprimorar o funcionamento dos serviços, sejam eles públicos ou privados, possibilitando a realização de mudanças e de melhorias para os usuários. Isto posto, validou-se que o uso de estratégias de Marketing na saúde pode favorecer e auxiliar o setor a melhorar o relacionamento e a comunicação com os usuários, estreitando seus laços e fortalecendo os seus vínculos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Agnes Raquel Camisao 06-11-2022 15:29:39

Considero ser relevante pesquisar sobre estas questões, Porém, considero que para uma revisãpuam revisão da literatura para umao damais robusta devria ser utilizados apenas artigos cientificos, tendo em vista estarem sempre mais atualizados, não devendo estar focado em literaturas cinzentas. Quais foram os critérios de inclusão e exclusão? Qual foi o periodo da coleta de dados?

Foto do Usuário Cristina Sabbo Da Costa 25-11-2022 14:03:04

Quando se faz uma abordagem sobre segmentação e posicionamento, nos traz a impressão de atos destinados ao mercado deixando de se refletir sobre o impacto disto no Sistema Único de Saúde onde grande parte dos serviços são da área pública. Importante tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.