Árvore de Decisão Como Ferramenta de Inovação em Gestão da Saúde: Consumo de Álcool dos Discentes do Ifba/Campus Salvador

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Inovações em Gestão da Saúde

Temas Correlatos: Inovações em Gestão da Saúde;

Acessos neste artigo: 345


Certificado de publicação:
Certificado de Jowaner De Oliveira Araujo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jowaner De Oliveira Araujo , José Lamartine De Andrade Lima Neto , Antônio Clodoaldo De Almeida Neto , Maria Aparecida Da Silva Modesto , Rivailda Silveira Nunes De Argollo , Maria Teresinha Tamanini Andrade

ABSTRACT
O consumo de álcool é um problema complexo, sendo uma grave e crescente temática de saúde pública. No Brasil, esse aumento tem sido considerável, inclusive no ambiente educacional. Pesquisas indicam que, em 2006, 13% da população com menos de 15 anos tinham experimentado bebidas alcoólicas; em 2012, este número passou para 22%. Gerenciar essa tendência preocupante e ascendente, no âmbito institucional, deve ser uma das prioridades dos gestores de saúde públicos e privados, fazendo uso de informações relevantes. Resultados iniciais sobre o consumo de álcool no Instituto Federal da Bahia (IFBA) foram apresentados em eventos de pesquisa em 2018, com os dados obtidos a partir da aplicação do questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), utilizado como referência para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool, ao evidenciar o correspondente grau de consumo pelo indivíduo, bem como desordens associadas e possível dependência. O presente trabalho utilizou a Árvore de Decisão como forma de representação do conhecimento do comportamento do consumo ou não de álcool a partir de um extrato do banco de dados original, composto por uma amostra de 256 estudantes do IFBA/Campus Salvador. Com até seis perguntas, o profissional de educação ou de saúde pode prever esse comportamento sem colocar o discente numa posição de constrangimento com pergunta direta sobre consumo ou não de álcool. 
Palavras-chaves: Classificação; Consumo de Álcool; Representação do Conhecimento; Gestão da Informação; Árvore de Decisão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vagner Rogério Dos Santos 23-11-2022 15:19:08

Tema muito relevante para inovação em saúde, em especial para elaboração de aplicativos

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.