Avaliação de Materiais de Apoio Didático Utilizados nas Ações de Mobilização Sobre a Febre Maculosa a Brasileira no Período de 2017 a 2019.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão da Promoção e Marketing da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 275


Certificado de publicação:
Certificado de Cristina Sabbo Da Costa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristina Sabbo Da Costa

ABSTRACT
A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma Doença de notificação compulsória, causa pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapato da espécie Amblyomma. É uma doença aguda de curso variável, que pode ocorrer com formas leves ou graves, com alta taxa de letalidade. Há dificuldades no diagnóstico oportuno por deficiência no atendimento e ausências de esclarecimentos da população em áreas de transmissão, pode ser a causa da alta letalidade. Objetivo: avaliar os materiais das campanhas de mobilização deste tema nos anos de 2017 a 2019 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), área de relevância epidemiológica para FMB. A expectativa do estudo foi de ampliar o potencial educativo das campanhas direcionadas ao tema. O campo da pesquisa qualitativa utilizado para a avaliação dos materiais utilizou o método de Rubrica, que permitiu a avaliação dos materiais utilizados nas campanhas onde foi possível, identificar, classificar, pontuar e analisar os elementos identificados. Foram observados vários aspectos: público, conteúdo, cor, som, imagem, diagramação e o posicionamento profissional e ético dos conteúdos. Os critérios de classificação consideraram 2 níveis: o grau de satisfação (insatisfatório, parcialmente satisfatório, satisfatório e excepcionalmente satisfatório) e a pontuação (0 a 4, 5 a 6, 7 a 8 e 9 a 10). A avaliação por Rubrica mostrou-se adequado aos elementos avaliados, demonstrando resultados onde grande parte dos materiais foram considerados satisfatórios. Indicaram ainda que não houve material classificado como insatisfatório. Sugere-se que isto ocorreu em razão do envolvimento de profissionais de saúde na elaboração de conteúdos e materiais. Os resultados contribuíram para possível redirecionamento das campanhas de mobilização sobre a FMB na RMSP e poderão ser estendidas para avaliação de outros materiais educativos envolvidos em outras campanhas sobre outros temas de saúde. Faz-se necessário uma ponderação e adequação dos materiais técnicos visando a apropriação de informações e recomendações por parte da população, uma vez que especialistas afirmam que os anúncios com um fraco apelo visual e de conteúdos técnicos não atingem bons resultados de apreensão da informação.

Palavras-chave: Avaliação de materiais educativos; Avaliação de materiais apoio didático; Acervo pedagógico em saúde; Educação em Saúde e Comunicação em Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isaias Nery Ferreira 25-11-2022 15:24:52

Trabalho Apresentado....

Foto do Usuário Cristina Sabbo Da Costa 15-12-2022 15:31:22

Gostaria de um certificado de publicação da segunda autora Claudia Perin Spinoza

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.