artigos
Convibra Conference - EMPREENDEDORISMO NOS PÓS PANDEMIA: EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
EMPREENDEDORISMO NOS PÓS PANDEMIA: EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 69


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Vinícius Pereira , Elaine Carvalho De Lima Oliveira

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia de Covid para o empreendedorismo no Brasil. Em termos metodológicos, o presente projeto utilizará as pesquisas qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa busca captar os aspectos do fenômeno estudado que, no caso deste trabalho, se dará a partir da definição de “empreendedorismo” como objeto de estudo. Posteriormente, serão utilizadas técnicas estatísticas para uma maior robustez dos dados levantados. Segundo dados do Governo Federal, disponibilizados em seu portal oficial, em 2022, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam 99% da totalidade das empresas brasileiras, sendo elas responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e também por 62% dos empregos. Sendo em sua grande maioria Microempreendedor Individual (MEI), em que 40% são mulheres empreendedoras. Assim, essa pesquisa busca mostrar medidas tomadas pelos atores sociais em meio a Pandemia de Covid-19, que através do empreendedorismo buscaram condições de uma renda digna, e também as principais dificuldades enfrentadas pelos novos empreendedores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gislaine Aparecida Kszan 28-11-2022 20:54:07

O presente estudo se mostra pertinente ao cenário vivenciado atualmente, visto que o empreendedorismo e inovação se destacam como fatores primordiais no desenvolvimento econômico do país, além de ser o grande responsável pela geração de renda aos que empreendem por necessidade, fator esse que se mostra em alta devido aos impactos da Pandemia de Covid-19 e também, se apresenta como o fator crucial na geração de empregos, aumentando assim, a qualidade de vida da população.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.