A Relação entre Cultura Organizacional e Aprendizagem Organizacional – Uma revisão da literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 390


Certificado de publicação:
Certificado de Patricia Brunido

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patricia Brunido

ABSTRACT
Apesar de aprendizagem organizacional e cultura organizacional serem tópicos bastante estudados e relevantes para a evolução e sucesso de uma organização, há poucas pesquisas sobre a relação direta entre os dois construtos. O principal objetivo desta revisão de literatura é investigar essa relação para entender o papel da cultura organizacional nos processos de aprendizagem no local de trabalho. Após análise profunda dos artigos selecionados, observou-se que cada tipo de cultura organizacional pode influenciar de forma diferente a aprendizagem organizacional, podendo agir como facilitador ou barreira, a depender do contexto analisado, como por exemplo, a natureza dos sujeitos da pesquisa. No entanto, é consenso que, ao adotar uma cultura que valorize e estimule o aprendizado contínuo, uma organização só tem a ganhar. Ao final do artigo são apresentadas sugestões para pesquisas empíricas futuras. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andre Lozano Ferreira 14-11-2022 21:17:25

O estudo, baseado em uma Revisão Sistemática de Literatura, atende ao objetivo principal de forma qualitativa, com apoio à leitura e análise dos artigos escolhidos. Recomendo incluir uma nuvem de palavras sobre a literatura pesquisada, principais autores e principais obras. O tema pode ter um forte relacionamento com capacidades dinâmicas ou cultura digital para futuros estudos.

O artigo aborda que a cultura organizacional é tratada como uma variável independente enquanto a aprendizagem organizacional como uma variável mediadora em vários estudos. Entretanto, tais variáveis estão correlacionada entre si. Sugiro que a cultura organizacional seja pensada como variável latente derivada de outras observáveis, já que ela não é em si mesma diretamente observável.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.