artigos
Convibra Conference - Impacto da pandemia de COVID-19 na evolução da tecnologia no setor do varejo
Impacto da pandemia de COVID-19 na evolução da tecnologia no setor do varejo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 62


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Cesar Picon De Carvalho , João De Paula Ferreira , Paulo Henrique De Lima Siqueira , Fabricio Molica De Mendonça , Fernando Machado Da Rocha , Esdras Eduardo Gomes Machado

ABSTRACT
A COVID-19, vírus de rápida transmissão e graves consequências para a saúde dos infectados, teve seu primeiro caso em 2019 em Wuhan, na China e considerada pandemia em março do ano seguinte, exigindo das nações que instituíssem medidas de contenção da sua proliferação, como o lockdown. Entretanto, a contenção do vírus resultou em drástica mudança de comportamento mundo afora, visando salvar a economia do impacto das medidas de isolamento social. Desse cenário, surgiu a necessidade de criação de novas tecnologias visando salvaguardar e preservar as empresas e os empregos. Este estudo analisou o impacto da COVID-19 no desenvolvimento de novas tecnologias voltados para a área do varejo, severamente afetado pelas medidas de contenção do vírus, tendo como base o registro de patentes no mundo no PatentScope. Em números absolutos, as patentes envolvendo o varejo tiveram aumento em relação aos três últimos anos pré-pandêmicos. No tocante aos tipos de patente, conforme Classificação Internacional de Patente (CIP), houve mudança significativa, com os principais tipos de patente na área de comunicação elétrica nos anos de pandemia de COVID-19 e nos anos anteriores a principal área de patente era a física.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.