O PAPEL INOVADOR DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: DILEMAS E SOLUÇÕES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Globalização e Internacionalização de Empresas;

Acessos neste artigo: 258


Certificado de participação:
Certificado de Antonio Costa Gomes Filho

Certificado de publicação:
Certificado de Antonio Costa Gomes Filho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Costa Gomes Filho

ABSTRACT
É visível e facilmente perceptível o papel que as micro e pequenas empresas exercem no desenvolvimento local. São elas que movimentam a economia em determinada região, fornecendo produtos e serviços aos moradores de bairros e centros urbanos, bem como de pequenas vilas rurais. O objetivo da pesquisa foi analisar um grupo de quinze empresários que enfrentaram dilemas em algum momento na condução dos negócios, e que para isso necessitaram recorrer ao uso de tecnologias de gestão para a solução de seus problemas. Mas quais tecnologias foram utilizadas, tradicionais ou inovadoras? A pesquisa foi qualitativa, revela que a área de finanças e a área de métodos e sistemas foram as que tiveram maior predominância na definição dos dilemas empresariais. Os resultados mostram que as tecnologias de gestão utilizadas oscilam entre tecnologias de gestão tradicionais e tecnologias de gestão inovadoras, cada caso é um caso, mas as soluções e as tecnologias de gestão, ou pelo menos parte das tecnologias de gestão utilizadas, podem ser as mesmas, tanto para serviços, comércio ou indústria.        

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O micro e pequeno empreendedor tem grandes desafios e sempre busca uma solução. Gostei do artigo. Claro, real e relevante.

Foto do Usuário Suely Xavier Dos Santos 01-12-2022 12:07:58

O artigo aborda uma temática de suma importância para o desenvolvimento econômico local e que acaba influenciando no desenvolvimento do país, que é a atuação das MPEs. Os resultados são interessantes e refletem o que a literatura já vem apontando sobre os desafios das micro e pequenas empresas no cenário brasileiro. Como sugestão, seria interessante comparar os resultados das empresas que adotaram alguma dessas inovações e aquelas que não adotaram para identificar os resultados efetivos da inovação no âmbito das MPEs.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.