Políticas Públicas de Educação: Perspectivas e Apontamentos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 294


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joselia Rita Da Silva

ABSTRACT
Dada a relevância da educação e a importância de políticas públicas que a consolide enquanto direito social, o presente artigo objetiva discutir a temática das políticas públicas educacionais, seus processos e desafios enquanto tema e agenda de estudos. Para tanto, utiliza-se de uma revisão teórica, a partir de autores que podem, com suas abordagens, contribuir para uma melhor visão da área enquanto campo de estudo da gestão pública. Considera-se salutar a análise de políticas educacionais a partir da relevância do contexto e dos atores vinculados à implementação, bem como as abordagens relevantes de Stephen Ball. Acrescenta-se a importância de pensar as escolas não como empresas, mas como organizações peculiares, cuja abordagem da economia organizacional muito tem a contribuir. Salienta-se ainda que a participação das ciências sociais e sociais aplicadas precisa transpor a análise dos problemas e incluir o foco nas alternativas de políticas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Carlos Borges 09-11-2022 11:31:20

Parabéns, excelente trabalho. Realmente, necessitamos de uma atenção maior, quanto as políticas públicas, no meu ponto de vista as políticas são mais voltadas a políticas de governo, do que propriamente públicas e contínuas. Novamente, parabéns pelo artigo!

Foto do Usuário Janaina Paiva Sales 14-11-2022 16:28:57

O tema escolhido pela Autora é de profunda relevância no cenário brasileiro atual. O trabalho está bem escrito, o que torna a leitura fluida. Os referenciais teóricos utilizados estão adequados ao objetivo proposto. A divisão do artigo segue um lógica clara, sobretudo em relação ao tópico 6. Parabéns.

Foto do Usuário Cassandra De Oliveira 02-12-2022 16:40:29

A educação é uma área de fundamental relevância para o desenvolvimento de uma sociedade. As análises quanto ao andamento das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024) mostram o quanto ainda permanecemos defasados nas necessidades de investimento e crescimento. Números não são apenas o que refletem a situação, considerando a crítica pertinente contida no artigo à visão das escolas como empresas, mas nem nos números estamos tão bem assim, dependendo da meta analisada. É um debate que ainda precisa ser muito melhor explorado no país. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Pedro Felipe Jacyntho Dos Santos 04-12-2022 01:17:51

O artigo segue uma tendência crescente de discussões de autores e de novas publicações acerca da educação brasileira e sua necessidade de aperfeiçoamento na elaboração de políticas públicas. Como fatores positivos, o artigo traz uma análise interessante sobre as diferenças de gestão escolar pública e empresarial; assim como a participação das ciências sociais e aplicadas no cotidiano escolar. Como recomendações e fatores a serem melhorados, propõe-se: 1) rever o título do artigo para publicação em revista: ter mais especificidade quanto aos problemas e narrativas que serão abordados no texto para fugir de generalizações; 2) ser mais direto ao assunto, pulando algumas introduções sobre as definições de políticas públicas, e definições de atores do setor público, por exemplo; 3) inserir numeração de páginas na formatação. Algumas reflexões: 1) como as contribuições de Stephen Ball podem surtir efeitos em cenários tão diversos como são as regionalidades das escolas no Brasil?; 2) como propôr um modelo de eficiência nos investimentos em educação que não traga no discurso o corte/bloqueio nos repasses orçamentários?. Parabéns pela realização do artigo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.