artigos
Convibra Conference - A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES EM PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PRINCIPAIS TEORIAS MOTIVACIONAIS
A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES EM PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PRINCIPAIS TEORIAS MOTIVACIONAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 53


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kleber Soares Do Nascimento , Ana Lúcia Neves De Moura

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que estimulam a motivação dos colaboradores de pequenas empresas, a partir do estudo de uma pequena empresa que atua no ramo de contabilidade. Os estudos motivacionais no ambiente de trabalho têm se destacado, à medida em que os indivíduos se tornaram o grande diferencial competitivo das empresas.
Essa questão também é relevante no segmento de micro e pequenas empresas, pela sua importância para o cenário econômico brasileiro, ao contribuir com grande parte dos empregos formais e do Produto Interno Bruto do país. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa e qualitativa. Com aplicação de questionário fechado com os colaboradores da Opportunité Soluções e a realização de entrevista semiestruturada com o gestor da empresa. Como principais resultados tem-se que as práticas motivacionais aplicadas na empresa valorizam as relações interpessoais de qualidade e capacitação profissional, enquanto que as necessidades dos colaboradores estão mais relacionadas à carreira profissional. Essa diferença parece estar associada às características dos pequenos negócios, que apresentam possibilidades limitadas de oferecer maiores salários e crescimento profissional. Reter os talentos representa, portanto, um desafio para os pequenos empreendedores. Estes seriam, como destacou o gestor, “um ponto de passagem” na carreira dos colaboradores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.