Posicionamento e Branding da Marca: o Caso do Grupo Madero na Pandemia do Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 355


Certificado de publicação:
Certificado de João Vitor Morais Rodrigues
Certificado de Clarissa Gois

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Vitor Morais Rodrigues , Gustavo Adrian Evans Ramirez , Clarissa Gois

ABSTRACT
Esse artigo apresenta um estudo de caso sobre o Grupo Madero direcionado a refletir como temática principal, uma análise das declarações feitas pelo seu CEO em relação à crise global causada pela COVID-19, no início de 2020. Foi conduzido pelo objetivo analisar a percepção dos consumidores acerca do discurso do CEO do Grupo Madero no início da pandemia do Covid-19. E como o posicionamento pessoal de seu CEO afetou o branding do grupo, ao apresentar um discurso que não estava alinhado aos valores e a identidade da organização. Ao minimizar a gravidade do contexto pandêmico, o discurso proferido colocou as iniciativas e os valores defendidos pela marca em questão, pondo à prova o senso de consciência e responsabilidade social estipulados pelo conjunto de valores adotados pelo grupo. Dessa forma, esse estudo foi motivado pelo questionamento sobre as repercussões de tal acontecimento, e de como o mercado e os consumidores da marca reagiram diante dessa situação. Trata-se de um estudo exploratório, com a coleta de dados primários por meio de um questionário online que foi respondido por consumidores e potenciais consumidores da marca. Os resultados apontam para a intensidade do impacto dessa situação sobre as relações da marca com seus consumidores, compreendendo as maneiras por meio das quais, o posicionamento da organização pode afetar e ser afetada na percepção de seu público-alvo. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Um ótimo tema! Foi um estudo de caso bastante pertinente na área da Gestão de Marcas, uma vez que eleva a consciência das pessoas mediante o seu consumo de produtos/serviços. Fazendo repessar práticas de consumo por meio do posicionamento da marca. E principalmente a falta de uma cultura adequa pelo próprio CEO. Contudo, senti falta de alguns titulos quando se fala sobre: posicionamento. Poderia adicionar Al Ries e Trout (2009). Ou até mesmo alguma obra de Tom Petters. No mais, trabalho muito bom! Abs.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.