artigos
Convibra Conference - Sustentabilidade: Equilíbrio Entre a Disponibilidade dos Recursos Naturais e a Exploração Deles Por Parte da Sociedade
Sustentabilidade: Equilíbrio Entre a Disponibilidade dos Recursos Naturais e a Exploração Deles Por Parte da Sociedade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 45


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anselmo Luiz Da Rocha

ABSTRACT
A Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa a equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população. A sustentabilidade envolve atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações também satisfazerem suas necessidades. Ao longo da maior parte da história do homem, ele viu-se como um dominador da natureza e acreditava que ela estava disponível somente para o seu bem-estar, para servir ao desenvolvimento econômico. Essa forma de pensar produziu uma “sociedade de consumo”, que é exatamente o oposto do desenvolvimento sustentável, pois as indústrias e fábricas buscam extrair o máximo de recursos do planeta para acumular riquezas e satisfazer o consumismo exagerado da população, ocorrendo muito desperdício.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Bacia Hidrográfica; recursos naturais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.