Gestão de Pessoas em Tempo de Pandemia em Abaeté: Recrutamento e Seleção

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 288


Certificado de publicação:
Certificado de Yuri Henrique De Jesus

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Erika Marcia De Souza , Jaqueline Lucas Menezes Gireli , Yuri Henrique De Jesus

ABSTRACT
O presente trabalho, desenvolvido no decorrer do ano de 2021, teve por objeto a análise do processo de recrutamento e seleção no município de Abaeté/MG, e os impactos sofridos neste processo decorrentes da pandemia de COVID-19. Este estuda se justifica pela necessidade de levantamento das dificuldades dos empresários na realização do processo de recrutamento e seleção, verificando assim as principais dificuldades e mazelas existentes na região. A escolha do tema, portanto, foi motivada pela importante necessidade em se verificar as condições com que estes processos são desenvolvidos na região, verificando também os impactos trazidos pela pandemia de COVID-19, trazendo assim um adequado diagnóstico da situação. Para tanto, foi realizada em um primeiro momento uma extensa pesquisa bibliográfica com o objetivo de delinear o tema do recrutamento e seleção, de modo a verificar suas bases, objetivos e formas de execução. Posteriormente, de forma a subsumir o conhecimento obtido diante da observação da realidade, foi elaborado questionário semiestruturado, composto por quatro questões objetivas, a ser destinado ao público-alvo, qual seja, os empresários da cidade de Abaeté-MG. O questionário foi enviado a 225 empresários, tendo uma taxa de resposta de aproximadamente 20%. Os dados obtidos foram posteriormente tabulados e analisados, permitindo assim a observação de como é feita a gestão de pessoas e o recrutamento e seleção nas empresas analisadas.  A análise dos dados tabulados permitiu concluir que parte significativa das empresas realização o recrutamento e seleção por meios próprios, e que a ferramenta mais relevante para o realizar é a publicação nas redes sociais, ferramenta essa de grande relevância no âmbito da pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Artigo muito interessante, pois na pandemia foi um desafio muito grande para a área de gestão de pessoas o ''cuidar'' das pessoas, uma nova forma de forma de contratação, de interação, de adaptação, tanto para o empregador, quanto para o colaborador, principalmente para empresas de pequeno e médio porte.

Foto do Usuário Thales Batista De Lima 22-11-2022 22:36:45

O recrutamento e seleção é uma das políticas mais relevantes do RH por se tratar da entrada do indivíduo na empresa como funcionário. E essa captação, cada vez mais, tem se pautado de aparatos tecnológicos. Este trabalho destaca justamente o desafio, com a pandemia, de conduzir todo o processo seletivo via ambiente virtual, destacando o quanto as redes sociais vem colaborando para agilizar este processo. Sempre é bom também refletir o quanto recorrer às tecnologias é também um dos melhores caminhos para se conhecer os candidatos, uma vez que há a limitação do contato presencial, tão importante para o dia a dia das empresas, fazendo com que a gestão de RH fique atenta em conciliar todos esses pontos durante essas fases de recrutamento e seleção de pessoal.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.