artigos
Convibra Conference - INTIMIDADE E TROCA ECONÔMICA: UMA ANÁLISE DAS RELACÇÕES DO GUIA DE TURISMO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU
INTIMIDADE E TROCA ECONÔMICA: UMA ANÁLISE DAS RELACÇÕES DO GUIA DE TURISMO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 55


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wanessa Letícia De Oliveira Miranda , Nadia Bortolace Ferreira

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi analisar como as relações sociais influenciam as trocas econômicas entre os guias de turismo e os turistas, no munícipio de Foz do Iguaçu. Assim, foram analisadas as relações de confiança e amizade entre o guia de turismo e o turista, para compreensão das trocas econômicas no processo de circuito econômico. A partir desse propósito foi realizada uma pesquisa empírica de caráter qualitativo com guia de turismo que atua na cidade de Foz do Iguaçu. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico. O instrumento de coleta de dados foi por meio de entrevistas, as quais possibilitaram informações coletadas que foram categorizadas com base na análise de conteúdo. Os resultados da análise revelam que, para esses profissionais, as dimensões de economia e relação social são atrelados e promovem um circuito econômico. Portanto, os guias de turismo desenvolvem um trabalho que articulam confiança, empatia, amizade e transações econômicas de um ponto de vista sociológico, voltado para o propósito de tornar essa relação social intensa e duradoura.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.