artigos
Convibra Conference - A CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO À LUZ DO MODELO DE CAMERON E QUINN
A CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO À LUZ DO MODELO DE CAMERON E QUINN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 75


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rennan Luz Lopes , Ana Cecilia Vale Lima , José Barbosa De Lima Filho , Sandra Maria Dos Santos , Augusto Cézar De Aquino Cabral

ABSTRACT
O comportamento humano dentro de uma organização recebe influência cultural do meio em que o indivíduo está inserido, havendo, então, uma relação intrínseca entre a cultura na qual o indivíduo foi formado e na influência desta em sua organização. Este estudo tem como objetivo geral caracterizar a cultura organizacional de uma instituição do terceiro setor utilizando o modelo de Cameron e Quinn, que classifica a cultura organizacional em quatro tipologias: clã, inovativa, hierárquica e de mercado. Quanto aos fins, este trabalho é exploratório e descritivo, e, quanto aos meios, estudo de caso. A unidade de análise da pesquisa é a Agência de Desenvolvimento Econômico Local – Adel. A pesquisa concluiu que a Adel possui cultura organizacional com equilíbrio entre as tipologias clã, inovativa e hierárquica. Embora com menos intensidade, a cultura de mercado também está presente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Wallacy Da Silva Costa 03-12-2022 17:15:29

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho! Entender a cultura de uma organização é extremamente importante para se adequar ao meio e desenvolver um trabalho de sucesso. Uma pesquisa rica, não apenas pelo embasamento teórico, mas pela investigação por meio do estudo de caso. Os autores não somente apresentaram os fatores, como também evidenciaram na realidade. Como parte do público leitor, agradeço pela oportunidade de conhecer esse modelo estudado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.