O Alívio Não Farmacológico da Dor do Parto na Ótica da Equipe de Enfermagem

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 319


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Heleonora Pilger

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carolina Heleonora Pilger , Jassane Farina Rubim , Bruno Pereira De Souza , Ana Paula De Lima Escobal , Natália Da Silva Gomes , Isadora Da Silva Mesquita , Lisie Alende Prates

ABSTRACT
Objetivo: Identificar os saberes da equipe de enfermagem sobre o alívio não farmacológico da dor no parto. Método: Pesquisa qualitativa do tipo descritiva e exploratória desenvolvida em março de 2021, com 16 profissionais de enfermagem de um hospital na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se entrevista semiestruturada individual e análise de conteúdo temática. Resultados:  A equipe demonstrou conhecimentos gerais, sem aprofundamento teórico sobre as vantagens e desvantagens de cada método de alívio da dor. Seus saberes advêm de produções científicas, cursos e da própria prática, a partir do compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde. A bola, banqueta, banho, musicoterapia, massagem e deambulação são os métodos utilizados com maior frequência pela equipe de enfermagem, sendo seu uso associado a maior satisfação da paciente, redução do desconforto e da dor, relaxamento da musculatura, contrações mais efetivas e evolução mais rápida do parto. Conclusão: apesar da resistência das parturientes, da pouca contribuição de outros profissionais de saúde e das dificuldades estruturais do ambiente de trabalho, a equipe de enfermagem vem conseguindo utilizar os métodos não farmacológicos de alívio da dor do parto, demonstrando o seu papel relevante no respeito à fisiologia do parto e maior protagonismo da mulher.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cássia Giulliane Costa Santos 25-11-2022 12:04:27

Sempre defendo que um bom trabalho em equipe, o trabalho multiprofissional e a atenção humanizada à parturiente faz a experiência de parto ser mais positiva. Parabéns pelo trabalho!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.