artigos
Convibra Conference - Qualidade de Vida no Trabalho de Piscicultores: Uma Análise em Uma Empresa Rural na Região Norte do Ceará
Qualidade de Vida no Trabalho de Piscicultores: Uma Análise em Uma Empresa Rural na Região Norte do Ceará

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 56


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Priscila Portela De Azevedo , Ana Rebeca Da Silva De Arruda , Iranildo Oliveira Carneiro , Priscila Maria Vasconcelos Porto

ABSTRACT
A qualidade de vida no trabalho não está associada apenas a satisfação com as condições trabalhistas, ela também é responsável por manter o bem-estar e saúde psíquica do colaborador em equilíbrio. A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer como se caracteriza a qualidade de vida no trabalho de piscicultores de uma empresa rural na região norte do Ceará. Como referencial teórico adotou-se alguns autores que abordam sobre a temática Qualidade de Vida no Trabalho, ressaltando a importância da valorização de potenciais dos colaboradores e da importância das pessoas dentro das organizações. Sua classificação é de caráter predominantemente qualitativo com método misto, sendo qualitativo e quantitativo. O procedimento se dará por meio da pesquisa de campo e a análise por meio da estatística descritiva simples. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário TQWL 42 (PEDROSO et al. 2014). A pesquisa tem como objetivos específicos conhecer os fatores determinantes da qualidade de vida no trabalho, abordando conceitos sobre o que é a qualidade de vida nesse âmbito e compreender como esta interfere na vida e bem-estar do colaborador, conhecendo ideias a respeito para assim compreender as reais situações, além de identificar as consequências da não existência da qualidade de vida no trabalho. A análise permitiu inferir que a empresa, mesmo desenvolvendo um papel social relevante e contribuir para a economia no município, ainda é carente na garantia de boas condições trabalhistas. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 15-11-2022 16:12:12

Trabalho relevante para a academia. QVT é um tema explorado pela literatura - senti falta da apresentação dos modelos seminais de QVT, já que se menciona Werther e Davis (1983) na análise dos dados. Modelos: Walton (1973): 08 indicadores. Hackman et al (1975): 05 indicadores. Lippitt (1978): 04 indicadores. Westley (1979): 04 indicadores. Wether e Davis (1983): 03 indicadores. Nadler e Lawler (1983): 04 indicadores. Huse e Cummings (1985): 04 indicadores. Na metodologia, os autores não apresentaram os indicadores do questionário TQWL – 42 (Total Quality of Work Life) de forma que o leitor não tinha um norte para o entendimento e a reflexão sobre a análise dos dados. As referências do trabalho estão com alguns autores seminais, mas não apresenta artigos dos últimos cinco anos. Espero ter contribuído para o aprimoramento do artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.