Letramento digital: O que se espera nesta jornada para a população idosa?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Acessos neste artigo: 332


Certificado de publicação:
Certificado de Vagner Rogério Dos Santos
Certificado de Ana Maria Rodrigues Moreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Maria Rodrigues Moreira , Vagner Rogério Dos Santos

ABSTRACT
O aumento da perspectiva de vida ligada às transformações nas tecnologias do mundo do trabalho, possibilita que a habilidade produtiva dos indivíduos se prorrogue. No último relatório do Banco Mundial há uma descrição exatamente sobre essa questão da progressão da capacidade produtiva. As evoluções das tecnologias, demanda de atividades físicas e estudo e mais relacionado a soluções de problemas, atividades em grupo e resiliência. (CARDOSO; DIETRICH; SOUZA, 2021)
A ampliação de competências de conhecimentos dos idosos, como sua participação, poderá ser de forma crítica e reflexiva e, como consequência, atender suas necessidades e interesses. Neste contexto o autor afirma que a educação ao longo da vida ao incluir os cidadãos mais idosos irá permitir um adequado acesso a esta rede de informação, após esse processo de construção de novos conhecimentos serem nomeados como Imigrantes Digitais que são os que aprenderam a usar a tecnologia, possibilitando a convivência com os nativos digitais, que é a geração de indivíduos que convivem a tecnologia desde que nasceram. Mas já se sabe que apenas uma pequena parte da população idosa irá fazer essa adaptação de conhecimento. Por meio de avaliações, é possível perceber que há críticas sobre as limitações do uso de aplicativos por parte dos idosos, como letras pequenas ou uso incorreto de cores. Também se observou que os idosos relatam problemas com cognição, percepção, habilidades físicas, acompanhado de baixa motivação e tudo isso reduz o uso por meio de idosos. (SALES, 2002)
Objetivo: Analisar alguns artigos científicos a respeito do aumento da população idosa com acesso a meios eletrônicos e tecnológicos e suas habilidades no manejo. 
Método:  Trata se de uma revisão de literatura, a partir de alguns artigos atuais sobre o tema letramento digital. 
Conclusão : Os dados dos artigos analisados demonstram que o crescimento da população idosa é algo real, todavia, ainda existe um longo caminho para se adequar as tecnologias ao uso destes usuários, mas deve haver prudência, existem inúmeras formas de uso, devemos pensar na evolução do letramento digital para pessoas que não nasceram na era digital,  sejam ensinadas sobre o uso dessas tecnologias para criar independência no uso,  saber entender as informações que podem ser importantes, como qualquer outro aparelho eletrônico e que este aparelho podem apresentar falhas. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.