O Papel do Enfermeiro na Assistência Ao Paciente com Pé Diabético

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 301


Certificado de publicação:
Certificado de Mylena Fernanda Assis Barcelos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carla De Paula Silveira , Leila De Fatima Santos , Alessandra Lima Jardim , Airton Martins Da Costa Lopes , Rafaela Cristina Aleixo , Pedro Henrique Barbosa De Sá , Raiane Ramos Dos Santos , Mylena Fernanda Assis Barcelos

ABSTRACT
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) se caracteriza como uma síndrome metabólica defeituosa dos carboidratos, lipídios e proteínas. Uma das complicações mais comuns da doença é a redução da vascularização de membros inferiores, o que pode acarretar as úlceras de membro inferior chamadas “pé diabético”. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos em enfermagem de uma intuição de ensino superior ao desenvolver ações educativas referentes aos cuidados com o pé diabético no centro de especialidades de uma instituição filantrópica em Belo Horizonte/MG. Métodos: Os encontros foram realizados no período de 4 de outubro de 2021 a 14 de outubro de 2021 e, em cada encontro houve a participação de seis pacientes com pé diabético. Nesses encontros presenciais foi utilizada a metodologia de roda de conversa estimulando a participação ativa dos pacientes em tratamento na instituição.  Resultados e Discussão: As ações educativas ocorreram de forma eficaz. Os participantes foram participativos e foi fornecido conhecimentos baseados na literatura para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O trabalho também se mostra essencial para o enfermeiro, uma vez que demonstra a sua importância perante a patologia e como educador. Considerações Finais: O papel do enfermeiro na atenção ao paciente com pé diabético é de suma importância. A atuação é de protagonismo, uma vez que ele propõe um melhor prognóstico, tratamento e profilaxia de agravos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Priscila Do Valle Silva Ribeiro 23-11-2022 18:50:29

Como a Diabetes Melittus é uma doença silenciosa e de longa permanência o enfermeiro se faz muito importante no cuidado, manejo e prevenção da mesma. Dessa forma, esse trabalho se mostrou muito importante pois as ações educativas que os acadêmicos de enfermagem fizeram podem ajudar bastante em uma melhora no quadro e na qualidade de vida dos pacientes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.