ENTOMOFAUNA EM CULTIVO DE TOMATE RASTEIRO SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Horticultura;

Acessos neste artigo: 325


Certificado de publicação:
Certificado de Alessandro Bandeira Dalbianco
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

Certificado de participação:
Certificado de Alessandro Bandeira Dalbianco

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alessandro Bandeira Dalbianco , Regiane Cristina De Oliveira , Adalberto Santi , Diego Fernando Daniel , Santino Seabra Júnior

ABSTRACT
O objetivo foi realizar o levantamento populacional e identificar a diversidade de insetos em nível de ordens de insetos, por meio dos índices ecológicos no cultivo de tomateiro rasteiro sob diferentes coberturas de solo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, cultivando o tomate rasteiro de mesa (cultivar Fascínio), em cinco coberturas do solo: sem cobertura do solo, mulching plástico, palhada de sorgo, palhada de capim sudão e palhada de milheto. Para o monitoramento da presença de insetos foram utilizadas armadilhas do tipo Pitfall e do tipo Moëricke. O número de indivíduos de cada ordem foi contabilizado e foram calculados a frequência relativa (FR) e os índices ecológicos. A relação entre as ordens de insetos encontradas no cultivo de tomate sob diferentes coberturas de solo foi descrita através de uma análise de componentes principais (PCA). A presença de 10 ordens de insetos foi constatada, com total de 1.740 insetos coletados. O tratamento com milheto apresentou menor número de insetos coletados, porém, com maior índice de diversidade, riqueza e equitabilidade. O tratamento com mulching plástico apresentou o maior número de insetos coletados, no entanto, com menores valores de diversidade, riqueza e equitabilidade. As ordens Hymenoptera, Coleoptera e Hemiptera (Sternorrhyncha) representaram a maior frequência relativa, abundância e constância para todos os tratamentos. Houve 80,78% de variância dos dados pelo PCA, expressando a correlação das ordens de insetos encontrados no cultivo de tomate rasteiro em diferentes coberturas de solo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabiana Schmidt 30-05-2022 09:51:35

O trabalho traz informações muito interessantes e esta muito bem redigido.

Foto do Usuário Daniel Mariano 15-06-2022 18:46:58

O trabalho está muito bom, trazendo informações que podem ser utilizadas no manejo integrado de pragas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.