artigos
Convibra Conference - EFEITOS SUBLETAIS DE ÓLEOS ESSENCIAIS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DE Telenomus remus
EFEITOS SUBLETAIS DE ÓLEOS ESSENCIAIS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DE Telenomus remus

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 15


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marina Olbrick Marabesi , Regiane Cristina De Oliveira , Carolane Benjamin Da Silva

ABSTRACT
A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J E Smith) (Lepidoptera: Noctuidae), é uma praga que causa prejuízos significativos em culturas de importância econômica. No Brasil, o controle químico de insetos-praga é a tática de manejo mais empregada. A busca por outras ferramentas de controle tem conduzido à integração de diferentes táticas de manejo, entre elas o controle biológico, baseado na utilização de inimigos naturais, com destaque para os parasitoides. Telenomus remus (Nixon) (Hymenoptera: Scelionidae) é um parasitoide de ovos de lepidópteros do gênero Spodoptera. Entretanto, a eficácia depende da integração com outras táticas de baixo impacto a estes organismos, como a utilização de óleos essenciais de plantas com efeitos inseticidas. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos dos óleos essenciais de seis espécies vegetais às características biológicas do parasitoide T. remus. Cartelas com ovos de S. frugiperda foram imersos nas soluções dos óleos essenciais de Syzygium aromaticum, Cymbopogon citratus, Schinus terebinthifolius, Cordia verbenacea, Baccharis dracunculifolia e Callistemon viminalis à 1% de concentração e posteriormente ofertados às fêmeas de T. remus por 24 horas. Foram avaliados os parâmetros de longevidade e parasitismo. Houve diferença estatística na longevidade apenas entre os tratamentos com Syzygium aromaticum e Baccharis dracunculifolia. O maior parasitismo foi observado no tratamento controle (86,04%). Não houve parasitismo dos ovos tratados com os óleos essenciais de C. citratus e de S. aromaticum. Conclui-se que os óleos essenciais utilizados não foram letais ao parasitoide, porém verificou-se repelência, uma vez que não houve parasitismo de ovos tratados com C. citratus e de S. aromaticum.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho excelente! Seria interessante também realizar testes com a família Piperaceae.

Foto do Usuário Anne Chi Lin Sun 18-06-2022 10:57:42

Muito interessante, parabéns! Em relação ao uso de óleo essencial para o controle da lagarta do cartucho, qual etapa do ciclo da lagarta seria mais adequado para sua aplicação? Sua aplicação poderia ser feita no mesmo momento da liberação inundativa de T. remus na cultura?

Foto do Usuário Pedro Hiroshi Passos Ikuno 27-06-2022 17:59:44

Parabéns pelo trabalho! É muito interessante e contribui para o desenvolvimento de estratégias de manejo integrado de pragas! Seria interessante ver trabalhos como este com E. heros e T. podisi também.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.