Análise de Swot da Ovinocultura Fluminense

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Temas Correlatos: Tecnologia de Alimentos;

Acessos neste artigo: 319


Certificado de publicação:
Certificado de Francisca Giselle Da Cruz

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Francisca Giselle Da Cruz , Wagner Pessanha Tamy , Alfredo Tavares Fernandez

ABSTRACT
O presente trabalho se propôs a analisar a ovinocultura de corte fluminense, tendo como objetivo analisar SWOT, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) através de pesquisa descritiva. Por meio de análise na ótica de quatro experts, essa matriz foi considerada como uma importante ferramenta que contribuiu no auxílio para um planejamento estratégico eficiente, para a agricultura familiar. Vale a pena ressaltar que, o estado do Rio de Janeiro não dispõe de produção suficiente de ovinos de corte para atender a própria demanda, aumentando, assim, a importação dessa carne refrigerada ou congelada. Diante da coleta e análise dos dados percebeu-se que os desafios pontuados foram inúmeros, dentre eles: dificuldade em contratação de mão-de-obra qualificada e assistência técnica especializada, falta de conhecimento e acesso de mercado, ausência de plano estratégico de marketing, inexistência de associações e cooperativas. Dessa forma, para que a carne ovina possa competir com as demais cadeias produtivas da carne, o sucesso desse segmento exige-se manejo especializado, a fim de ofertar proteína de origem animal para à população com eficiência e qualidade. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paloma Trevisan Pandolfo 09-06-2022 00:27:16

Muito interessante a aplicação da análise SWOT nesse contexto, e gostaria de saber se a partir das dores mapeadas há algum plano de ação para tentar melhorar, visando uma maior produtividade?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.