artigos
Convibra Conference - Análise da Produtividade da Grapple Saw em Florestas de Eucalyptus: Abordagem do Método dos Mínimos Quadrados
Análise da Produtividade da Grapple Saw em Florestas de Eucalyptus: Abordagem do Método dos Mínimos Quadrados

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 31


Certificado de publicação:
Certificado de André Roberto Bassan

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Valier Augusto Sasso Junior , Thamires Da Silva , Rodrigo Oliveira Almeida , André Roberto Bassan , Danilo Simões

ABSTRACT
A aplicação do método dos mínimos quadrados é uma técnica estatística que permite o ajuste de curvas para um conjunto de dados. Assim, o objetivo foi avaliar se o método dos mínimos quadrados permite obter uma projeção para produtividade da grapple saw no processamento de toras de Eucalyptus. O estudo foi realizado em uma floresta plantada de Eucalyptus, localizada no estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio do estudo de tempos, conforme o método contínuo. O ciclo operacional foi composto pelos tempos efetivos dos elementos de máquina. Adotou-se o modelo algébrico adotado foi o método dos mínimos quadrados. Conclui-se que o método dos mínimos quadrados permite ajustar uma função algébrica com menores erros para estimar a produtividade da grapple saw empregada no processamento de toras de Eucalyptus.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paloma Trevisan Pandolfo 01-06-2022 08:28:00

Muito bom trabalho, parabéns!

Foto do Usuário Paloma Trevisan Pandolfo 01-06-2022 08:33:34

Trabalho muito bom, boas referências, só tenho uma pergunta, por que escolheram utilizar o método dos mínimos quadrados para analisar a produtividade?

Foto do Usuário Gabriel Fratta Fritz 13-06-2022 14:56:28

Parabéns! Trabalho muito bem escrito e referenciado, mostrando boa qualidade de escrita e aprofundamento da pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.