artigos
Convibra Conference - DISTRIBUIÇÃO OTIMIZADA DE MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
DISTRIBUIÇÃO OTIMIZADA DE MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Inovações em Gestão da Saúde

Temas Correlatos: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Acessos neste artigo: 103


Certificado de publicação:
Certificado de Wellington Sousa Aguiar
Certificado de Wellington Sousa Aguiar

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wellington Sousa Aguiar , Israel Afonso De Carvalho Neto , Fernando Marcelo Armijos Briones , Lídia Patrícia Cruz Silva , Nilber San De Castro Vasconcelos , Rafael Santana Aguiar

ABSTRACT
A distribuição de medicamentos de uso contínuo para pessoas com doenças preexistentes tornou-se motivo de risco e exposição ao Coronavírus em tempos de pandemia. O objetivo da pesquisa foi o desenvolvimento de uma aplicação Mobile e Web para facilitar e tornar mais segura a distribuição de medicamentos para pessoas que precisam dessa medicação de uso continuado. A metodologia usada foi a pesquisa aplicada, onde foram criadas duas aplicações: uma mobile e uma web para a logística segura da distribuição e controle dos produtos distribuídos. Os principais resultados observados foram: maior comodidade e segurança para os cidadãos, pois o medicamento fica disponível próximo ao paciente, evitando aglomerações e o maior controle na distribuição e logística dos medicamentos e receituários. Concluindo, podemos observar nestas aplicações que o uso de tecnologia da informação pode facilitar e tornar a vida das pessoas com doenças preexistentes mais segura frente à Covid-19, trazendo comodidade ao cidadão e com maior controle da gestão pública de saúde sobre esses ativos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marília Savergnini Emídio 22-10-2021 08:28:51

É ótimo ver trabalhos voltados para a área de inovação farmacêutica. A aplicação desenvolvida parece ser bem trabalhada, abordando todos os pontos críticos para a distribuição do medicamento, desde o cadastro dos locais para dispensação até o acesso à ferramenta pelo usuário. A proposta apresentada é muito útil principalmente para a logística e a própria dispensação e, sem dúvidas, um ganho para os pacientes e também para a saúde pública. Adorei ler o artigo, excelente trabalho, parabéns!

Foto do Usuário Mariana Da Silva 24-10-2021 19:24:38

Parabéns pelo estudo e pela iniciativa! Além de reduzir a exposição ao COVID-19, acredito que a ferramenta também pode facilitar a vida de pessoas com dificuldade de acesso aos serviços de saúde, seja por transporte, distância, lesão ou outras questões sociais. Ainda assim, a acessibilidade e aceitabilidade do aplicativo pelas populações mais pobres e de idosos pode ser um desafio para a implementação da ideia.

Foto do Usuário María Stella Campos De Aldana 27-10-2021 18:25:59

El manejo de las diferentes herramientas que tenemos a la mano hoy en dia, como el uso de la tecnología de la información representadas en las diferentes aplicaciones puede facilitar de manera más segura el control del uso continuo de los medicamentos en tiempos de pandemia.

Foto do Usuário Lucas Iago Moura Da Silva 01-11-2021 13:21:09

Pensar uma distribuição de medicamentos em tempos pandêmicos, e trabalhar para sua implementação quando possível, é garantir o direito à saúde, garantindo acesso universal e a tecnologias em saúde. Parabéns pelo trabalho, e sucesso na jornada.

Muito bom trabalho, parabéns pela árdua jornada de atuar na saúde em tempos de pandemia.

Foto do Usuário Diego Albuquerque Soares 06-11-2021 18:09:36

Acredito que o desenvolvimento de um sigweb iria contribuir muito para uma logística eficiente na distribuição dos medicamentos. Já que o sistema permite uma análise especial eficiente dos cidadãos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.