artigos
Convibra Conference - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: A importância do planejamento e análise financeira para micro e pequenas empresas em Santa Inês – MA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: A importância do planejamento e análise financeira para micro e pequenas empresas em Santa Inês – MA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 89


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Francisco Belfort Brito , Laiara Damasceno Leal

ABSTRACT
O planejamento financeiro estabelece o modo pelos quais os objetivos da empresa podem ser alcançados. É de suma importância manter o controle financeiro para qualquer tipo de empresa, seja ela micro, pequena ou de grande porte. De modo geral, nas micro e pequenas empresas a organização financeira nem sempre é uma prioridade, já que, em sua totalidade, a maior preocupação é lançar produtos inovadores e atrair novos clientes. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em verificar a importância do planejamento financeiro para o sucesso das micro e pequenas empresas. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, de caráter essencialmente quantitativo com aplicação de questionário através do Google formulários. A amostra da pesquisa foi constituída por 22 empresas da cidade de Santa Inês - MA. Os resultados demonstraram que muitos gestores ainda não conseguem executar o planejamento financeiro na empresa ou não possuem conhecimento suficiente. Diante da pesquisa realizada, conclui-se, que o planejamento financeiro é fator determinante no desempenho das micro e pequenas empresas. No entanto, essa ferramenta ainda precisa ser enxergada por este segmento como uma ferramenta eficaz e indispensável na sua consolidação, impactando diretamente no seu desenvolvimento e tornando a sobrevivência viável.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Micaelly Katley Alves Pires 29-09-2021 19:43:30

O trabalho aborda um assunto delicado, e muitas vezes deixado em segundo plano nas empresas, e consequentemente na vida pessoal. E a falta de uma gestão financeira pode levar a empresa a sérios problemas, principalmente, as pequenas empresas, que já possuem poucos recursos, e erros causam sérios problemas, podendo chegar até o fechamento da empresa. Na opinião dos autores, quais motivos levam as pequenas empresas a deixarem a administração financeira em segundo plano?

Foto do Usuário Janaina Da Silva Neto Chaves 03-10-2021 13:06:55

O planejamento e a gestão financeira são primordiais para o desenvolvimento de qualquer empresa. Sem elas, é difícil se sustentar no mercado. Com relação a gestão financeira, além do desconhecimento de muitos, acredito que se trata de algo cultural e educacional, visto que o Brasil está muito aquém dos países onde a educação financeira, faz parte da base curricular da educação básica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.