artigos
Convibra Conference - EFICIÊNCIA RELATIVA DA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO DO SEGMENTO ECONÔMICO DE TECIDOS, VESTUÁRIO E CALÇADOS
EFICIÊNCIA RELATIVA DA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO DO SEGMENTO ECONÔMICO DE TECIDOS, VESTUÁRIO E CALÇADOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 71


Certificado de publicação:
Certificado de Antonio Venicius Rodrigues De Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Venicius Rodrigues De Souza , Denise Maria Moreira Chagas Correa

ABSTRACT
O segmento de Tecidos, Vestuário e Calçados é importante ao atendimento das demandas da sociedade e geração de empregos por meio do consumo de bens duráveis. A análise das demonstrações contábeis permite extrair informações econômico-financeiras relevantes. Assim, este estudo objetivou analisar a eficiência relativa da gestão econômico-financeira das companhias abertas do segmento de tecidos, vestuário e calçados listadas no Brasil, Bolsa, Balcão (B3). O estudo foi quantitativo, descritivo e documental, com dados coletados das demonstrações contábeis das 16 empresas listadas na B3, dentre as 18 contempladas na população. Os dados coletados permitiram o cálculo dos indicadores econômico-financeiros utilizados como fatores de input e de output da análise envoltória dos dados, pelo modelo BCC orientado aos outputs. Os resultados demonstraram três empresas eficientes: Cambuci S.A., Dholer S.A. e Grandene S.A. Cambuci S.A. se destacou por ter sido benchmark para todas as 13 empresas avaliadas como ineficientes. Entre as ineficientes, a Teka-Tecelagem Kuehnrich S.A. obteve a pior performance, com 15% de escores de eficiência. Dntre os fatores da análise DEA, a principal causa da ineficiência foi o output ‘Liquidez Corrente’, que apresentou necessidade de ser aumentado em montantes que representam 72,70% do total dos ajustes de todos os fatores da análise DEA.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliete Micol Gouveia Seles 24-10-2021 16:18:39

Uma importante característica presente no trabalho é a boa introdução feita, apresentando bem o que será estudado e, principalmente, aspectos como problema de pesquisa bem definido, e as repartições do objetivo geral para os objetivos específicos.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 17:50:23

Analisar as DC's é fazer uma leitura dinâmica e eficaz sobre os demonstrativos financeiros com intuito de compreender a performance da gestão do negócio. A contabilidade, como ferramenta gerencial para a administração colabora com um diagnóstico eficaz e ao mesmo tempo seguro para os stakeholders. É importante salientar ainda, que o trabalho ofereceu condições de projeção aos resultados futuros da atividade.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 17:56:55

A análise das informações apresentadas nas DC's oferecem um diagnóstico eficaz à Gestão da Empresa e colabora com as orientações aos stakeholders, que tomarão as decisões sobre investimentos e participação nos negócios. No tema apresentado é possível estender as pesquisas e direcionar também um diagnóstico da carga tributária da indústria têxtil sobre o resultado? E, o quanto os tributos exercem influência na aceitação do preço pelo consumidor?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.