artigos
Convibra Conference - CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ À LUZ DA TEORIA DE HENRY MINTZBERG
CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ À LUZ DA TEORIA DE HENRY MINTZBERG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 106


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Giovana De Albuquerque Andrade , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano

ABSTRACT
Com a abordagem gerencial na administração pública a partir da década de 1990, a gestão dos órgãos públicos assumiu um papel mais gerencial, o que demanda uma maior discussão acerca dos modelos de gestão existentes. A partir da Teoria das Cinco Configurações de Mintzberg, este estudo objetiva analisar a eficácia da configuração organizacional predominante identificada no TCE-CE para o cumprimento de sua missão institucional. A pesquisa constitui um estudo de caso, com dados coletados por meio de estratégia documental e entrevistas semiestruturada. Identificou-se uma configuração organizacional predominante no modelo de Estrutura Simples de Mintzberg, carregando, todavia, forte característica da Forma Divisionalizada (padronização dos outputs) e da Adhocracia (ajustamento mútuo), bem como relativo parâmetro das Burocracias Mecanizada (formalização do comportamento) e Profissional (treinamento), fatos que o constituem o TCE-CE como um modelo híbrido. Esse resultado, somado à constatação de aspectos organizacionais do TCE-CE inconsistentes à Estrutura Simples, bem como a um maior número de limitações apontadas pelos entrevistados, faz presumir que a atual configuração organizacional predominante possa não estar favorecendo o cumprimento de sua missão institucional

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Cristyna Dos Santos 01-11-2021 21:04:06

Ótimo trabalho, a partir da teoria de Henry Mintzberg,entendemos que o aprimoramento gerencial é importante para analisar a configuração organizacional da empresa.

Foto do Usuário Thalita Avelino De Vasconcelos 04-11-2021 19:05:31

Primeiramente, eu gostaria de parabenizar os autores pela realização do trabalho! O artigo está muito bem estruturado, ele foi construído com uma linguagem objetiva, o que facilita o entendimento. O estudo em questão é de fundamental importância, uma vez que é realizado um estudo de caso em um órgão público que possui relevância significativa no estado do Ceará baseado na teoria de Henry Mintzberg. Pesquisas que cruzam a teoria com a prática são sempre muito enriquecedoras.

Foto do Usuário Danielle Maria Porto Gurgel 04-11-2021 19:05:36

Trabalho interessante, pois mostra o provável não cumprimento da missão institucional do TCE -CE, visto através do modelo de Mintzberg. Sugiro para futuras pesquisas o aprofundamento em relação as limitações apontadas pelos entrevistados. Um bom trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.