Cooperativismo de Plataforma Como Alternativa Para o Desenvolvimento Econômico Pós-Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 418


Certificado de publicação:
Certificado de Alexandre Borba Da Silveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alexandre Borba Da Silveira , Douglas Wegner , Joel Queiroz Da Silva

ABSTRACT
As plataformas digitais, muitas vezes rotuladas como parte da ''economia compartilhada'', estão se tornando cada vez mais relevantes para a vida diária de consumidores, fornecedores, empresários, apoiadores técnicos, governos e pesquisadores. Neste sentido, essas soluções estão transformando as nossas formas de se conectar, interagir e relacionar estabelecendo cooperações para o nosso bem-estar, trabalho e negócios. Assim, surgem questões fundamentais em torno deste tema, por exemplo: Como as plataformas podem desenvolver a economia baseados pelo movimento cooperativista? Esse movimento estimulado por mecanismos digitais pode promover, disseminar e acelerar práticas colaborativas por meio de novos negócios digitais que modelam nossa economia, negócios e consumo. Portanto, este estudo pretende mapear e descrever plataformas que estão desenvolvendo negócios econômicos baseados no movimento cooperativista. Dessa forma, o foco deste artigo é desenvolver uma compreensão mais profunda do fenômeno examinando as alternativas sociotécnicos e as práticas humanas envolvidas na construção e gestão negócios cooperativos suportados por plataformas digitais. Pretende-se a partir da lente qualitativa exploratória netnográfica ampliar a discussão e descrever os movimentos cooperativos por meio das plataformas digitais no comportamento dos indivíduos em desenvolver negócios para seu desenvolvimento econômico e social. Essa perspectiva contribui para a literatura existente sobre gestão da cooperação descrevendo o papel ativo dos coletivos, plataformas digitais e outros movimentos. As contribuições práticas e teóricas do estudo também podem destacar novos caminhos para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores com consequências reais para geração de renda, emprego para o desenvolvimento econômico e social no contexto local e nacional pós-covid-19.

Palavras-chave: Cooperativismo; Plataformas Digitais; Cooperativa de Plataforma; Netnografia; Covid-19.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victor Silva 04-11-2021 14:15:03

Parabéns pela pesquisa realizada. É um tema que eu não conheço, mas fiquei interessado na leitura, principalmente pela sua atualidade. Destaco que está muito bem escrito, permitindo um ótimo entendimento do que foi feito. Na apresentação dos resultados, gostei da disponibilização dos links dos empreendimentos analisados.

Foto do Usuário Diogo Marcelino Campos-teixeira 15-11-2021 20:34:58

Trabalho com a relevância justificada pelos recursos de intermediação financeira que estão sendo utilizados Pós-Covid. Excelente sacada

Foto do Usuário Mayse Gomes Da Silva Freire 16-11-2021 09:35:13

A artigo está bem elaborado, sendo assim de fácil entendimento sobre o tema abordado, particularmente não tinha conhecimento da diversidades de plataformas digitais de entrega já existem no mercado, também foi bem interessante ver como questões sociais podem se torna uma nova fonte de renda.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.