artigos
Convibra Conference - FATOS RELEVANTES E OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID 19: INTERFACES DA EVIDENCIAÇÃO EM SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL
FATOS RELEVANTES E OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID 19: INTERFACES DA EVIDENCIAÇÃO EM SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 88


Certificado de publicação:
Certificado de Danival Sousa Cavalcante

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Francisco Reginaldo Freitas Do Nascimento , Eduardo Alverne Melo , Danival Sousa Cavalcante , Marilene Feitosa Soares

ABSTRACT
A pandemia da Covid-19 provocou efeitos danosos na saúde da população e também na atividade econômica, ensejando ações por parte de empresas e Governos para mitigar seus efeitos. Buscando um melhor processo informativo aos stakeholders a respeito das consequências da Covid-19, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou carta circular orientado as empresas a avaliar pertinência de publicação de Fatos Relevantes (FR). Assim, este estudo objetiva analisar o processo de evidenciação de Fatos Relevantes relativos ao reconhecimento de efeitos da pandemia nas operações das empresas de capital aberto listadas na B3. A base teórica utilizada foi a Teoria da Divulgação. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa e adota procedimento documental com dados coletados junto à CVM. Os resultados indicam que 16,71% das S/A abertas publicaram FRs concernentes ao contexto de pandemia sendo os setores de exploração de rodovias; comércio de tecidos, vestuário, calçados e eletrodomésticos, siderurgia e mineração aqueles com maiores quantidades de FR. Os resultados indicaram que 44% das companhias não evidenciaram projeções e estimativas relacionadas ao risco da Covid-19 ao seu negócio, focando apenas nas ações operacionais, sendo a adoção do trabalho home office a ação de enfrentamento mais evidenciada (68,66% das empresas). Observou-se também uma maior concentração da divulgação de FR entre os meses de março e maio de 2020, relacionado ao início da Pandemia no Brasil, ato contínuo, o número publicações cai significativamente, evidenciado acomodação do mercado ao cenário pandêmico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adélia Marina De Campos Cursino 19-10-2021 22:23:32

Num cenário tão específico quanto este que estamos vivendo é fundamental analisar a publicação dos Fatos relevantes. Interessante notar que as companhias publicaram especialmente dados da operacionalização. Entendo que este cenário produzirá pesquisas relevantes na área contábil. Interessante continuar observando as publicações até o fechamento do 4T2021. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Yan Mota Bacelar 04-11-2021 19:02:53

Ótima escolha de tema, bastante atual e relevante. A pandemia causou grandes estragos a economia mundial e levou muitas empresas à falência por falta de planejamento estratégico diante de um cenário tão atípico. O que nos leva a importância da divulgação de Fatos Relevantes para evitar a repetição desse erro no futuro; e o artigo aponta com clareza quais e a importância da divulgação deles para a economia pós COVID-19.

Foto do Usuário Danielle Maria Porto Gurgel 04-11-2021 19:10:28

Parabenizo inicialmente os autores da pesquisa, a análise do processo de evidenciação de Fatos Relevantes relativos ao reconhecimento de efeitos da pandemia nas operações das empresas de capital aberto listadas na B3 é importante por vários fatores, dentre eles demonstrou que a doção do trabalho home office a ação de enfrentamento mais evidenciada (68,66% das empresas) e uma evidenciação da acomodação do mercado no cenário de pandemia. Parabéns aos autores, um bom trabalho.

Foto do Usuário Thalita Avelino De Vasconcelos 04-11-2021 19:11:48

Primeiramente, eu gostaria de parabenizar os autores pela realização do trabalho! O artigo está muito bem estruturado, ele foi construído com uma linguagem objetiva, o que facilita o entendimento. Considero relevante ressaltar a importância da temática no cenário atual, uma vez que o cenário pandêmico afetou diretamente a economia e as empresas, logo, essas implicações devem ser refletidas nas demonstrações contábeis.

Foto do Usuário Camila Araujo Machado 30-11-2021 13:25:46

Parabéns pelo trabalho. Tema atual e relevante! Fica uma dúvida: será que o conteúdo desses relatórios são pessimistas, neutros ou otimistas? Seria interessante como futura pesquisa classificar esses conteúdos ( conforme trabalho de Sena, Silva e Arrial, 2010) e comparar os temas principais nele contidos ou associados ( não somente a COVID-19), com fatos relevantes posteriores publicados. Os achados trariam evidências da visão prospectiva da empresa/segmento/setor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.