Indicadores Financeiros das Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil: Análise dos Efeitos Iniciais da Pandemia da Covid-19 nos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 443


Certificado de publicação:
Certificado de Francisco Gilberlânio De Araújo
Certificado de Danival Sousa Cavalcante
Certificado de Francisco Gilberlânio De Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Francisco Gilberlânio De Araújo , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Danival Sousa Cavalcante , Marilene Feitosa Soares

ABSTRACT
A crise sanitária mundial provocada pelo novo coronavírus trouxe enormes desafios para a sociedade, inclusive do ponto de vista econômico. Isolamento social, quarentena, lockdown, home Office, aulas remotas, dentre outros termos, passaram a fazer parte do chamado “novo normal”. Vários segmentos foram afetados pelas alterações provocadas pelo novo cenário, tais como o setor elétrico, que se deparou com um novo padrão de consumo de energia elétrica em 2020, registrando uma retração em comparação com 2019. Assim, este estudo objetiva identificar os efeitos iniciais provocados pela pandemia da covid-19 nos indicadores econômico-financeiros nas empresas distribuidoras de energia elétrica do Brasil. Para isso, foram selecionadas 58 companhias, com dados anuais do período de 2016 a 2020. Foi realizada a análise longitudinal dos indicadores econômico-financeiros de endividamento, de liquidez e de rentabilidade do ano de 2020 em relação à média dos quatro anos anteriores. Os resultados encontrados indicam que mesmo diante desta nova conjuntura, a maioria das empresas apresentou uma melhoria em nove dos doze indicadores medidos. Os dados revelados pelo estudo contribuem com o setor em questão, ao observar o desempenho das empresas numa situação atípica, evidenciando através dos indicadores econômico-financeiros o desempenho e os resultados obtidos pelas empresas nesse período adverso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erika Marcia De Souza 28-10-2021 10:15:22

Parabéns pela relevância do tema estudado. Essa pandemia mudou radicalmente a vida das pessoas e também das organizações. Estudos como este são fundamentais para trazer luz sobre o desempenho das empresas neste período difícil da economia. Sugestão: não consegui identificar a ordenação das empresas nas tabelas 04, 06 e 08. Isso dificultou um pouco a consulta dos valores nas referidas tabelas. Como sugestão, vocês poderiam listá-las em ordem alfabética.

Foto do Usuário Débora Maria Gomes Ferreira 31-10-2021 10:31:57

O trabalho está muito bem escrito e fundamentado, além de apresentar um tema de alta relevância no contexto mundial atualmente, parabéns aos autores! A pandemia trouxe uma mudança de vida conturbada, o “novo normal” foi e continua sendo uma realidade confusa para a sociedade. Com isso, empresas ligadas diretamente com o dia a dia da população, como empresas do setor elétrico, possuem uma alta relevância durante esse período pandêmico. O resultado da pesquisa demonstra o baixo impacto negativo sofrido por essas companhias, sendo de suma importância para o conhecimento do setor e para os demais da economia. Mais uma vez, parabéns aos autores pelo excelente trabalho!

Realmente um dos reflexos da pandemia foi uma mudança no comportamento de consumo de energia elétrica, com um relativo aumento do consumo residencial, frente ao home office, aulas remotas e restrições de circulação e uma retração do setor produtivo. O setor de energia elétrica é muito relevante no mercado financeiro, pois se trata de um segmento perene e de grande impacto na população, a análise dos indicadores financeiros na ótica dos investidores e stakeholders é um importante termômetro para como vem sendo a atuação da empresa e pode auxiliar, e até determinar, a tomada de decisão dos interessados. Ótima pesquisa, parabéns aos autores!

Foto do Usuário Danielle Maria Porto Gurgel 04-11-2021 19:00:29

Primeiramente parabenizar os autores pela relevância da pesquisa, a identificação dos efeitos provocados pela pandemia da covid-19 nos indicadores econômico-financeiros nas empresas distribuidoras de energia elétrica do Brasil mostra-se importante diante de um setor energético em mudança e evolução. Importante perceber que mesmo diante da conjuntura apresentada nove indicadores melhoram, demonstrando um perfil claro do setor estudado. Para estudo futuros, seria importante comparar esse período com outro ''normal'' e ver se houve distorções reais. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Giovana De Albuquerque Andrade 04-11-2021 20:34:12

A pandemia, a escassez hídrica e o aumento das tarifas na conta de luz que afeta todos os brasileiros tornam o presente estudo muito relevante e oportuno! Quanto aos resultados revelados pelo estudo, no sentido de que ''mesmo diante desta nova conjuntura, a maioria das empresas apresentou uma melhoria em nove dos doze indicadores medidos'', estes consolidam ainda a teoria econômica de que o referido setor é perene, ou seja, mantém bom desempenho mesmo em situações adversas, sendo uma excelente opção para investimento também pelo cidadão comum.

Foto do Usuário André Luiz Comunelo 17-11-2021 14:00:52

Parabéns pelo trabalho o mesmo está muito bem estruturado metodologicamente. O tema é de extrema relevância pois o mesmo demonstra o impacto externo e não controlável sobre uma atividade importante no desenvolvimento que é a geração de energia. Para estudos futuros seria interessante a inserção de estatística como análise de eficiência (DEA) entre outras para aproveitar a gama de dados disponíveis.

Parabéns pela escolha do tema, muito importante para as empresas e para a sociedade. O trabalho está bem escrito e fundamentado. O impacto da pandemia de covid-19 modificou as relações e o panorama de diversas empresas, pois tiveram que se adaptar. O estudo confirma o impacto da pandemia com o advento do home office no ano de 2020.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.