A INFLUÊNCIA DOS ARQUÉTIPOS FEMININOS NA INTENÇÃO DE COMPRA DAS MULHERES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 435


Certificado de publicação:
Certificado de Julia De Araujo Miranda

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Julia De Araujo Miranda , Eduardo R Mangini

ABSTRACT
Com a grande diversidade de produtos oferecidos no mercado e seu constante aprimoramento ao longo dos anos, e consequentemente, com as frequentes mudanças nos desejos e necessidades dos consumidores diante da evolução dos produtos oferecidos, as empresas enfrentam muitos desafios para conquistar um público mais amplo. Para reter a atenção de seus usuários, as empresas vêm investindo cada vez mais em esforços que ajudam a melhorar a imagem da marca e de seus produtos, provocando nos profissionais de marketing esclarecimentos dos estudos realizados por Jung sobre os arquétipos femininos. Esses estudos possibilitam analisar a maneira como estes arquétipos podem ter uma grande influência na intenção de compra feminina, levando-as a comprar seus produtos. Além disso observam também quais estratégias de diferenciação podem ser adotadas no desenvolvimento de suas propagandas publicitárias. Por meio de pesquisa de cunho experimental, e a partir da aplicação de um teste t e da análise de variância (ANOVA), serão estudadas propagandas de perfume voltados ao público feminino, existentes nas mídias impressas, buscando analisar o grau de influência que as marcas conseguem atingir ao utilizar a teoria dos Arquétipos femininos para atrair e reter seu público-alvo, aumentando sua influência na intenção de compra e na decisão final do consumidor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Emilyn Cristina Gomide Marques 31-10-2021 21:29:09

Parabéns pelo trabalho! O referencial teórico foi muito bem elaborado, com ótimas citações dos autores utilizados na pesquisa. O tema foi apresentando de forma clara e a leitura é agradável. Pôde-se compreender a influência dos arquétipos na decisão de compra das mulheres.

Estudar os arquétipos é muito interessante, pois começamos a identificar características semelhantes nas pessoas, e a direcionar melhor as propagandas. O artigo foi muito bem estruturado, e achei legal/diferente a forma de analisar os resultados, sendo estes condizentes com o objetivo inicial. Parabéns!

Foto do Usuário Jaqueline Silva Da Rosa 05-11-2021 07:01:40

Parabéns aos autores pelo trabalho. Contudo, penso que tenha de se ter algumas reflexões, principalmente quanto à quantidade de objetivos que se propuseram (para um paper). A escala de diferencial semântico não tem fonte; se foi testada nesse estudo, deveria ter sido realizado pré-teste e outras formas de validação. Em experimentos controlamos variáveis estranhas e nesse estudo não localizei as variáveis estranhas, as quais deveriam ser checadas. Algumas indicações: as simulações de compra foram para a internet? não teríamos diferença entre os ambientes de compra on line e off-line? Essas mulheres não estariam sendo influenciadas pelo contexto da pandemia? Como se certificaram que elas representavam o(s) arquétipo(s)? Foi usado e-priming? Como? Nas considerações, mencionasse que há influência dos arquétipo na intenção de compra, mas vai depender da propaganda ... qual a imagem que vocês apresentaram às respondentes? Não responderam a todos os objetivos apresentados na Introdução.

Foto do Usuário Mayara Lima 25-11-2021 09:44:41

Trabalho muito bem elaborado, referencial rico. A proposta foi ótima, visto que esse assunto de arquétipos quase não se vê no âmbito dos negócios. Parabéns!

Foto do Usuário Mayara Lima 25-11-2021 09:44:42

Trabalho muito bem elaborado, referencial rico. A proposta foi ótima, visto que esse assunto de arquétipos quase não se vê no âmbito dos negócios. Parabéns!

Foto do Usuário Joline Campaner Alves De Góes 01-12-2021 15:34:38

Parabéns Julia, excelente trabalho! O tema é muito interessante e foi apresentado de forma clara, assim, facilitando a compreensão sobre o tempo e possibilitando identificar a semelhança na decisão de compras das mulheres.

Foto do Usuário Crislane Da Silva Pereira 01-12-2021 17:36:50

Muito interessante a relação do consumismo atrelado aos arquétipos. Parabéns!

Foto do Usuário Ana Carla Dos Santos 02-12-2021 09:29:24

Parabéns aos autores. Trabalho bem estruturado e desenvolvido. O consumismo das mulheres com base no perfil arquétipos é muito interessante!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.