artigos
Convibra Conference - Sistema de Gestão de Produção de Olerícolas em Unidade Familiar
Sistema de Gestão de Produção de Olerícolas em Unidade Familiar

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 95


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pedro Henrique Fialho Mendes , Maura Seiko Tsutsui Esperancini

ABSTRACT
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver um sistema de gestão de produção de olerícolas focado na agricultura familiar. A agricultura familiar é o setor agrícola responsável pela maioria da produção de olerícolas no entanto, nos últimos anos, o setor da agricultura familiar vem caindo em áreas de cultivo e pessoas ocupadas neste setor agrícola, devido a diversos fatores como avanços tecnológicos, êxodos rurais dos jovens, envelhecimento da população em zonas rurais e entre outros. Para levar acessibilidade, tecnologia e maior eficiência na tomada de decisão para os agricultores o presente trabalho desenvolveu um sistema de gestão de produção através do Excel utilizando a linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA) para alterar o programa, criando 3 módulos dentro do sistema onde, após a inserção dos dados do produtor, é possível constatar os custos operacionais efetivos e totais de cada cultura anexada no sistema, bem como indicadores de desempenho econômico da propriedade como: margem bruta efetiva e total, lucro operacional e índice de lucratividade. Uma simulação realizada com 8 olerícolas, sendo elas: Alface, Batata doce, Beterraba, Brócolis ramoso, Couve flor, Quiabo, Tomate e Abóbora japonesa, utilizando 1 hectare para cada cultura e dados de produtividade e preço, mostrou-se a afetividade do sistema para tomada de decisão, podendo ser usado na gestão agrícola.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Dos Santos Negreti Campos 21-10-2021 16:02:28

Boa tarde, parabéns pelo trabalho prezados autores. Essa ferramenta desenvolvida apresenta uma relevância prática para os produtores, especialmente no planejamento da produção. Isso ficou claro no trabalho. Como sugestão de melhoria, caso os autores tiverem o desejo de enviar para uma revista, seria acrescentar trabalhos um pouco mais recentes em seus resultados e discussões. Obrigada, abraços.

Foto do Usuário Edson De Melo 29-10-2021 11:03:59

Essa ferramenta desenvolvida apresenta grande relevância, especialmente no planejamento da produção. Parabéns aos autores pela iniciativa.

Foto do Usuário Rafael Soares Salles 25-11-2021 10:52:41

Interessantíssimo o trabalho! Parabéns. No mundo atual em que as ferramentas digitais estão em toda parte o homem do campo não pode dispensar seu uso sob pena de colocar em risco a viabilidade de um estilo de vida tão presente na sociedade brasileira: o homem orgulhoso de lavrar a terra e dela extrair com muito esforço o sustento de sua família. Às práticas da agricultura tradicional em pequena escala, ou seja, a típica agricultura familiar, deve se adicionar ferramentas modernas que apontem para as melhores opções de eficiência na produção. A ferramenta de gestão desenvolvida pode ser uma excelente aliada ao produtor rural, sobretudo pela facilidade de customizar os bancos de dados à particularidades de cada produtor. Como sugestão deixo a possibilidade de ser desenvolvido como atividade de extensão acadêmica um curso que apresente a ferramenta aos produtores e ofereça treinamento para seu uso.

Foto do Usuário Thaís Alves Da Cunha Sandri 29-11-2021 22:35:19

Boa noite, quero parabenizar os autores por este grande trabalho. O trabalho é de suma importância para melhor entendermos como é de fato uma produção na agricultura familiar.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.